Campanha incentiva uso da hashtag #MaisJovensNaPolitica, tanto por estudantes, quanto por interessados na causa - Arquivo/ALMG

Campanha reforça apelo à participação de jovens na política

Iniciativa lançada pela ALMG em 2015 ganha novo fôlego e busca, por meio das redes sociais, mais adeptos.

28/03/2016 - 16:43 - Atualizado em 28/03/2016 - 19:16

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) revitaliza, neste mês de março, a campanha #MaisJovensNaPolitica, que tem como foco o engajamento e a mobilização social por uma maior participação dos jovens na política. Criada em agosto de 2015, a iniciativa ganha novo fôlego, paralelamente à realização da etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política de estudantes do ensino médio e superior realizado pela ALMG e pela PUC Minas, em parceria com as câmaras municipais.

O objetivo é estímular o uso da hashtag #MaisJovensNaPolitica, tanto por estudantes, quanto por pessoas interessadas na causa. A adesão pode se dar pela personalização das fotos de perfil ou de capa do Facebook, ou ainda do perfil do Twitter, com a menção #MaisJovensNaPolitica. Há ainda a opção de imprimir uma faixa com a hashtag, disponível para download na página do Parlamento Jovem, fazer uma foto e compartilhar.

De acordo com a coordenadora do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo, Fernanda Freitas, essa revitalização acontece durante a etapa municipal do Parlamento Jovem, em um período de lançamento e início das oficinas de estudos, para mobilizar os estudantes. Segundo ela, a atual etapa do projeto também permite a interação das câmaras municipais com as escolas parceiras, alcançando os jovens de forma geral.

Além disso, ao fazer um balanço da campanha na época do seu lançamento, em agosto de 2015, Fernanda acredita que a iniciativa propiciou uma adesão maior dos jovens à causa, inclusive daqueles que são de cidades não contempladas pelo projeto. “Houve também a adesão das pessoas que acreditam que a juventude precisa resgatar o desejo de entender a política, em seu papel como cidadão”, avaliou.

A ação está alinhada a um projeto estratégico da ALMG, com foco na educação para a cidadania no Parlamento. Nesse sentido, era previsto provocar a participação de mais jovens na política, por meio do uso das mídias sociais. Embora a mobilização pretendida esteja baseada primordialmente nas redes sociais, ela não se restringe necessariamente ao espaço virtual.

Aprendizado político - Thaylla Izabelly Rosa, de 16 anos, é uma dos quatro estudantes da Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior, em Itajubá (Sul de Minas), que participa do Parlamento Jovem deste ano. Foi por meio do projeto que ela também foi incentivada a utilizar, sempre que possível, a hashtag #MaisJovensNaPolitica e, há poucos dias, por indicação de um colega, Thaylla personalizou sua foto de perfil no Facebook.

A jovem disse estar fascinada com a oportunidade oferecida pelo Parlamento Jovem de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da política. “Na escola, vejo os colegas falando mal da política. Os jovens têm uma visão ruim da política e eu estava me contaminando”, disse.

A inspiração para mudar sua visão da política veio do professor de Sociologia, que, como contou Thaylla, sempre lhe falava sobre a importância de se procurar entender as coisas. “Todos começam a falar mal e a pessoa que não tem opinião própria segue os outros”, considerou a estudante, que ainda reconheceu que muitos dos colegas não se interessam e não gostam da temática política.

Para ela, além de ser uma oportunidade de amadurecimento e aprendizado político, o projeto é uma maneira de compreender como funcionam as coisas neste meio, além de ser uma chance de aprender a respeitar a opinião do próximo. “Podemos tirar dúvidas, aprender mais e isso é um crescimento, mesmo que eu não me engaje nesta carreira. É mais um acréscimo no currículo da minha vida e eu não vou esquecer essa oportunidade”.

Novas adesões - Coordenadora do Parlamento Jovem em Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas), Ivane Ferreira acredita que os jovens estão se conscientizando sobre a importância da política e, nesse sentido, a iniciativa vem como uma forma de inseri-los dentro desse contexto. “A foto (na rede social) é a primeira impressão de que há consciência política”, disse.

A coordenadora conta que, assim como ela, alguns jovens em Nova Serrana também aderiram e inseriram a hashtag em suas fotos de perfil ou postaram fotos em que seguram a faixa.