Lançamento de livro terá debate sobre impasses da democracia

Obra do professor e cientista político Leonardo Avritzer é fruto de uma reflexão sobre o atual momento do Brasil.

04/03/2016 - 17:45

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cientista político Leonardo Avritzer participa, no dia 15 de março, às 14h30, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de debate e lançamento do livro de sua autoria "Impasses da Democracia no Brasil". A obra é fruto de uma reflexão sobre o atual momento da política brasileira. A participação é aberta ao público interessado e não é necessário fazer inscrição prévia.

No estudo, o autor discorre sobre as razões pela qual o modelo de democracia construído no País, baseado no presidencialismo de coalizão, chegou ao seu limite e por que a sociedade civil tem voltado às ruas para protestar.

Na apresentação da obra, o editor observa que este “é um livro de oposição a um modo de fazer política e está além das polêmicas entre esquerda ou direita”. Leonardo Avritzer também mostra como o País chegou a este momento de crise de crescimento e de evolução da cultura democrática. O autor percorre toda a história da democracia brasileira, desde a abertura em 1986, até os últimos lances – o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff e as denúncias de corrupção envolvendo o presidente da Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha.

Debate - Inspirada no mesmo título do livro, será realizada uma mesa de debates com a participação de Leonadro Avritzer e dos professores Marco Antônio Carvalho Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas; Carlos Ranulfo, da UFMG; e Fabiano dos Santos, do Instituto de Estudos Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).