Deputados aprovaram requerimentos de visitas e audiências públicas

Comissão das Barragens acompanha investigações de tragédia

O andamento dos trabalhos investigativos sobre o rompimento de barragem em Mariana é novo foco da atuação parlamentar.

17/02/2016 - 17:31

As próximas ações da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), decididas em reunião desta quarta-feira (17/2/16), terão foco no andamento das investigações em torno do rompimento da Barragem do Fundão, no município de Mariana (Região Central do Estado), ocorrido em novembro de 2015.

De autoria do deputado Rogério Correia (PT), foi aprovado pedido de reunião com representantes da Polícia Civil e Federal, para verificar o andamento das investigações. De teor semelhante, o presidente da comissão, deputado Agostinho Patrus Filho (PV), também requereu audiência com convidados para tratar do andamento do processo civil.

Foram aprovadas também solicitações do deputado Rogério Correia de visita à Superintendência da Pesca e da Agricultura de Minas Gerais e de reunião com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Luiz Tadeu Martins Leite, para a apresentação de relatório com dados globais dos danos. O parlamentar também é coautor, associado ao deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), de requerimento para visita técnica ao município de Belo Oriente (Vale do Rio Doce), para a participação de ambos em audiência pública da Câmara Municipal local, em 2 de março.

Também do deputado Celinho do Sintttrocel, junto ao presidente da comissão, foi aprovada solicitação de reunião com a presença do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Minas Gerais. O presidente aprovou ainda visita às lagoas de Codornas, Ingleses e Miguelão, todas em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), e ao Complexo da Vale, em Mariana. As visitas têm por objetivo investigar acidentes ambientais ocorridos nessas localidades.

Por fim, a deputada Marília Campos (PT) pediu a realização de reunião com a presença de ex-funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) envolvidos na emissão dos documentos autorizativos de funcionamento da Barragem do Fundão.

Consulte o resultado da reunião.