Providências sobre saúde serão cobradas em audiência

O objetivo da reunião é avaliar atendimento às queixas na Fhemig e em colônias para pessoas com hanseníase.

12/02/2016 - 18:44

Na próxima quarta-feira (17/2/16), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para debater as demandas e as dificuldades da rede de unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), incluindo as colônias de pessoas com hanseníase. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), será às 15 horas, no Plenarinho IV

De acordo com informações do gabinete do parlamentar, o objetivo central da audiência pública é avaliar como está o andamento de providências sobre reivindicações colhidas pela comissão ao longo de 2015. Os deputados fizeram várias reuniões e ouviram queixas de servidores e usuários do sistema estadual de saúde e pretendem saber se algo já está sendo feito. Em visita ao hospital Júlia Kubitschek, por exemplo, realizada em dezembro do ano passado, constataram atraso em obras de reformas, equipamentos sem uso, leitos improvisados e más condições de trabalho”.

Além de avaliar o andamento da situação, a comissão vai se dispor, também, a ouvir novas reivindicações dos participantes da audiência pública. “A Comissão de Saúde realizou audiências públicas, ano passado, para debater os problemas apresentados pelos usuários dos hospitais da Fhemig e buscar soluções para as reivindicações dos trabalhadores das unidades. Visitamos o Hospital Infantil João Paulo II, o Hospital Júlia Kubitschek, a Casa de Saúde Padre Damião, por exemplo, e cobramos da direção dessas unidades as melhorias necessárias e prometidas. Queremos, neste início de ano, saber o que já foi feito e conhecer as novas demandas dos pacientes e dos funcionários que buscam uma saúde pública de qualidade”, explica

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o presidente da Fhemig, Jorge Raimundo Nahas; o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Hugo Vocurca Teixeira.

Também estão sendo aguardados os diretores da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg), Carlos Augusto Martins Passos; e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos), Geraldo Antônio Henrique da Conceição; e os presidentes dos sindicatos dos Servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg), Maria Abadia de Souza, e dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol/MG), Denilson Aparecido Martins.