Rogério Correia disse ter ficado impressionado com a condição precária dos locais atingidos pela lama da barragem
Para Professor Neivaldo, as cotas são uma política que deu certo e permitem que os pobres entrem nas faculdades
João Leite criticou que, apesar de os reservatórios estarem cheios, a Cemig continua cobrando bandeira vermelha
Isauro Calais cobrou do Governo do Estado ações para proteção das nascentes recuperadas após as chuvas
Cristiano Silveira destacou que as mesmas empresas que doaram para a campanha do PT também doaram para o PSDB

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 2/2/16

Na volta dos trabalhos legislativos, petistas predominam na tribuna, apesar de críticas de membros da oposição ao PT.

02/02/2016 - 19:47 - Atualizado em 03/02/2016 - 11:04

Comissão das Barragens
O deputado Rogério Correia (PT) falou sobre a atuação da Comissão Extraordinária das Barragens, que funcionou normalmente durante o recesso parlamentar. Rogério Correia, que é relator da comissão, disse que esteve em várias localidades atingidas pela lama da barragem da Samarco: Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Região Central do Estado), Barra Longa (Zona da Mata) e Governador Valadares (Vale do Rio Doce). Ele afirmou ter ficado impressionado com a condição precária desses locais. De acordo com o deputado, os atingidos ainda não estão em suas casas definitivas, morando de aluguel. “Os pescadores não estão recebendo o cartão que lhes dará direito a um salário-mínimo e a população está vivendo precariamente”, denunciou. Tratando da recuperação ambiental pós-desastre, o parlamentar afirmou que nada de concreto foi feito para recuperar o meio ambiente na região. Em apartes, a deputada Rosângela Reis (Pros) e o deputado Carlos Pimenta (PDT) parabenizaram o colega pelo trabalho.

 

Educação
Falando sobre educação, o deputado Professor Neivaldo (PT) afirmou que os alunos beneficiados com as cotas raciais nas faculdades federais mostraram que os críticos do benefício estavam errados. Segundo ele, muitos diziam que as cotas fariam baixar a qualidade do ensino e que os cotistas não conseguiriam acompanhar os demais alunos. “As cotas são uma política que deu certo e que oferecem condições para que os pobres entrem nas faculdades federais brasileiras”, afirmou. Ele lembrou que mais de 40 mil pessoas devolveram seus cartões do Bolsa-Família e muitos dos seus filhos estão entrando nas universidades. O parlamentar disse ainda que quando o Estado interfere nas politicas públicas, o resultado aparece. Ele parabenizou os professores que lutam para que os alunos possam competir no Enem em igualdade. Em aparte, o deputado Cristiano Silveira (PT) disse que, após a implantação das cotas, o Brasil aumentou em 30% o número de negros nas faculdades.

 

Críticas
O deputado João Leite (PSDB) criticou os partidários do PT por afirmarem que o Brasil está indo bem, apesar de o País já ter atingido 10 milhões de desempregados. Para João Leite, o Estado está sendo mal governado. “Vão parcelar os salários dos servidores. 40% das frotas das Polícias Militar e Civil estão estragadas e os policiais estão colocando suas vidas em risco. Será que darão prazo para que os funcionários estaduais possam pagar suas contas?“, questionou. O deputado denunciou que os reservatórios estão cheios, mas continuam cobrando a bandeira vermelha na conta da Cemig. Para ele, o PT fala que a saúde está bem, mas pessoas estão morrendo por falta de leitos nos hospitais. Também denunciou que o secretário de Estado de Planejamento, Helvécio Magalhães, teria recebido R$ 90 mil no mês de janeiro. Em aparte, o deputado Gustavo Valadares (PSDB) disse que a cidade de Aguá Boa (Vale do Rio Doce) está sofrendo com as chuvas e não tem ajuda dos governos.

 

Chuvas
O excesso das chuvas foi o tema abordado pelo deputado Isauro Calais (PMN), que cobrou do Governo de Minas ações para proteção das nascentes recuperadas após as chuvas. O deputado afirmou que as chuvas prejudicaram muito cidades de Piau e Tabuleiro, na Zona da Mata. Disse que a Defesa Civil Estadual esteve nas cidades e atendeu as populações, mas ele pediu para que o governo apoie esses municípios. “O que nós queremos é que a Defesa Civil leve colchões, cobertores, alimentos e ajuda à população para reconstruírem suas casas”, cobrou. Isauro Calais pediu também a recuperação das estradas danificadas após as chuvas. Abordando a saúde, o parlamentar cobrou a liberação da verbas para inaugurar o Hospital Regional de Juiz de Fora (Zona da Mata). Em apartes, os deputados Noraldino Júnior (PSC) e Rogério Correia apoiaram o colega. Em outro aparte, Arlen Santiago (PTB) disse que o governo do PT esqueceu do povo.

 

Resposta às críticas
O deputado Cristiano Silveira respondeu às críticas da oposição ao governo do PT. Ele lembrou que o ex-presidente Lula conseguiu segurar a crise aumentando o crédito e reduzindo os impostos sobre automóveis e a linha branca. Em resposta ao deputado João Leite, Cristiano Silveira disse que a frota parada das polícias é uma herança do governo do PSDB em Minas. Ele afirmou ainda que, ao contrário do que diz a oposição, o PT foi uns dos partidos que mais cresceu: “Perdemos 15 mil filiados, mas ganhamos outros 40 mil”. Sobre o parcelamento dos salários dos servidores, declarou que 75% deles não terão esse problema. Destacou que as mesmas empresas que doaram para a campanha do PT também doaram para o PSDB. Disse ainda que a Justiça e o Ministério Público estão investigando somente as irregularidades envolvendo o PT, não fazendo o mesmo com outros partidos, demonstrando uma seletividade na escolha de quem será investigado.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.