Os deputados já realizaram seis visitas à região de Mariana, onde houve o rompimento da barragem

Deputados vão a Mariana para averiguar novo vazamento

Grande volume de material deslocado levou mineradora Samarco a emitir um alerta na última quarta (27).

28/01/2016 - 15:43 - Atualizado em 28/01/2016 - 16:32

Os efeitos do novo vazamento de rejeitos da Barragem do Fundão, da mineradora Samarco, ocorrido na última quarta-feira (27/1/16), serão averiguados pelos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em visita à Mina Germano, no município de Mariana (Região Central do Esrado), nesta sexta-feira (29), a partir das 9h30. O relator da Comissão Extraordinária das Barragens, deputado Rogério Correia (PT), foi quem propôs a visita.

Durante audiência pública realizada nesta quinta (28), a comissão ouviu representantes da Samarco Mineração sobre o novo vazamento. O responsável pela área de licenciamento da empresa, Márcio Perdigão, afirmou que o que ocorreu no dia 27 foi uma movimentação de massa residual presente na barragem, principalmente em virtude das chuvas. Segundo ele, o material residual permaneceu na área de propriedade da Samarco, sem prejudicar a estrutura das barragens de Germano e Santarém, que ficam abaixo da barragem de Fundão. O grande volume de material deslocado, no entanto, preocupou representante do Ministério Público, que participou da audiência pública.

Os deputados que integram a Comissão das Barragens também se mostraram preocupados com o novo vazamento. De acordo com o presidente da comissão, deputado Agostinho Patrus Filho (PV), o fato precisa ser esclarecido. Os parlamentares querem se certificar de que as condições de segurança das barragens da Samarco não foram ainda mais comprometidas pelo deslocamento de rejeitos.