Programa de exposições prevê as modalidades artes visuais e artesanato - Arquivo/ALMG

Inscrições para ocupação da Galeria de Arte vão até 22/1

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema ou via Correios.

18/12/2015 - 14:20 - Atualizado em 20/01/2016 - 11:42

Foram prorrogadas até o dia 22 de janeiro de 2016 as inscrições para a ocupação da Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 2016. O prazo anterior ia até o dia 18 de dezembro. O Diário do Legislativo desse dia publicou retificação referente ao edital de ocupações da galeria.

Além da prorrogação do prazo para recebimento das propostas, também foram ajustados alguns critérios relacionados às artes visuais e ao artesanato. Esses critérios dizem respeito à habilitação e à seleção dos trabalhos.

Em relação à habilitação, de modo geral, o edital esclarece que deve haver, na modalidade artes visuais, a declaração comprobatória da autoria das obras constantes no projeto; o currículo artístico; e cópias de convites, catálogos e textos críticos, comprobatórios do currículo (quando houver). Acrescenta também que, na modalidade artesanato, a lista de participantes poderá ser enviada até 10 dias antes do período expositivo agendado.

Já em relação à seleção dos trabalhos, esclarece que, na modalidade artes visuais, são necessários projeto expositivo sobre a mostra e release para a imprensa. Acrescenta a necessidade de texto informativo sobre as características do artesanato produzido e estabelece que são necessárias fotos coloridas tanto de artes visuais quanto de artesanato, bem como críticas publicadas sobre as duas modalidades, quando houver.

Além disso, no item 3.5 do edital, determina que não poderão ser acrescentados posteriormente novos integrantes na modalidade artes visuais, no caso de projetos de autoria coletiva.

O programa de exposições da Galeria de Arte da ALMG prevê modalidades de artes visuais (pintura, desenho, esculturas, gravuras, documentos, fotografias, instalações e congêneres) e artesanato. As exposições, individuais ou coletivas, devem ter caráter cultural, didático ou científico. Elas serão realizadas entre março e novembro de 2016, sempre com acesso gratuito. O edital veda a participação de artistas ou associações contemplados em 2015.

Como participar – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente, das 8 às 18 horas, no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema. O material também pode ser encaminhado para a Assembleia via Correios, com Aviso de Recebimento. Todos os detalhes do material a ser enviado estão no edital, assim como os documentos necessários à inscrição.