Em entrevista à imprensa, o deputado Adalclever Lopes destacou os projetos mais importantes aprovados pela Assembleia no ano

Presidente faz balanço positivo do ano na Assembleia

Adalclever Lopes destacou os principais projetos aprovados na ALMG e a convivência harmônica com outros Poderes.

17/12/2015 - 19:20 - Atualizado em 18/12/2015 - 11:08

No encerramento dos trabalhos do Plenário, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), fez um balanço positivo do ano no Parlamento mineiro. Em entrevista à imprensa, na tarde desta quinta-feira (17/12/15), ele destacou os projetos mais importantes aprovados pela Assembleia, como o orçamento do ano passado, a reforma administrativa e a reformulação do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Ele ressaltou, também o convívio harmônico da ALMG com os demais Poderes.

“A avaliação que fazemos é de um balanço positivo. Nós começamos um ano difícil, votamos o orçamento do ano passado, fizemos a reforma administrativa e também a reforma do sistema ambiental, o Sisema. A Casa funcionou durante todo o ano sem Lei Delegada. Foi muito bom também o convívio com todos os Poderes – tanto o Judiciário quanto o Executivo e todos os órgãos, como o Ministério Público. Votamos todos os projetos dos deputados e também os projetos dos outros Poderes. Então, a Assembleia termina o ano com um balanço extremamente positivo e com total harmonia”.

O presidente desejou ainda que 2016 seja “um ano melhor, com mais fraternidade, mais amor e mais diálogo, e que Minas sirva de exemplo nacional para que se possa ter em Brasília a mesma harmonia que funcionou no Parlamento mineiro".

Relatório de atividades – Durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira (17/2/15), o 1º-secretário da ALMG, deputado Ulysses Gomes (PT), apresentou o relatório de atividades da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, ou seja, o resumo das ações do ano. O deputado afirmou que o diálogo marcou a atuação do Parlamento neste ano, buscando-se cumprir a diretriz definida para o biênio 2015-2017: “ser a voz dos mineiros na defesa dos interesses coletivos, das instituições públicas e da democracia”.

Entre outras questões, ele destacou a instalação das Comissões Extraordinárias das Águas e a das Barragens, assim como a reação da ALMG ao rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana (Região Central do Estado). Ele lembrou que a Assembleia recolheu doações para as vítimas da tragédia.

Entre as leis que foram fruto do trabalho realizado em 2015, Ulysses Gomes citou a Lei 21.710, que garantiu o pagamento do piso salarial nacional aos servidores da educação; e a Lei 21.777, que institui o programa de transporte escolar para os alunos da zona rural. Destacou ainda a atuação da Comissão de Cultura que impediu o fim das atividades do Ballet Jovem da Fundação Clóvis Salgado. Por fim, também ressaltou a participação dos deputados nos Fóruns Regionais de Governo e a promulgação do novo Regimento Interno da ALMG, fruto de oito anos de trabalho coletivo.

Na mesma reunião, o líder do Governo, deputado Durval Ângelo (PT), elogiou a produção legislativa da ALMG em 2015 e disse que encaminhará uma denúncia à Corregedoria do Tribunal de Justiça e ao Ministério Público. Um levantamento de oito meses, segundo o parlamentar, mostra que o juiz da Vara de Conflitos Agrários vem utilizando indevidamente o veículo funcional para viagens particulares, com recebimento de diárias e uso de combustível custeado pelo erário.

Já o deputado Sargento Rodrigues (PDT) encerrou seus pronunciamentos propondo a criação de uma comissão extraordinária para a proteção das crianças e adolescentes que vivem em comunidades de baixa renda.