O deputado Luiz Humberto Carneiro opinou pela legalidade do projeto

Vesperata de Diamantina pode se tornar patrimônio do Estado

Projeto que trata da proposta recebeu parecer pela legalidade na CCJ nesta quarta (2).

02/12/2015 - 12:39

A tradicional Vesperata de Diamantina (Região Central do Estado) pode ser reconhecida como patrimônio cultural do Estado. Isso é o que pretende o Projeto de Lei (PL) 2.038/15, do deputado Carlos Pimenta (PDT), analisado nesta quarta-feira (2/12/15) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O relator, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), opinou pela legalidade do projeto, em sua forma original.

Em sua justificativa, Carlos Pimenta classificou a Vesperata como um dos maiores atrativos ao ar livre de Diamantina. No evento, músicos ocupam as janelas e sacadas dos prédios de uma das ruas do centro histórico e apresentam para o público um repertório composto por músicas populares brasileiras e internacionais.

O relator considerou que constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, conforme prevê a Constituição da República. “O registro de bens imateriais tem um papel fundamental na conservação da memória da coletividade, propiciando ações de estímulo à manutenção e à difusão das práticas culturais”, disse.

Ainda segundo Carneiro, consideram-se patrimônio cultural imaterial as práticas, as representações, as expressões, os conhecimentos e as técnicas, os instrumentos, os objetos, os artefatos e os lugares associados a comunidades, a grupos e, em alguns casos, a indivíduos que se reconhecem como parte desse patrimônio.

A matéria agora será apreciada pela Comissão de Cultura.

Consulte o resultado da reunião.