Redução de orçamento para Sistema S motiva audiência

Preocupação dos deputados é que a diminuição de recursos possa levar ao fechamento de escolas profissionalizantes.

27/11/2015 - 16:05

Na próxima quinta-feira (3/12/15), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública para debater o risco de fechamento das escolas profissionalizantes vinculadas ao Sistema S (Sesi, Senai e Senac, Sesc, Sebrae, Senar, Sest, Senat e Sescoop), com a redução pelo Governo Federal de aproximadamente 30% dos recursos destinados da Lei Orçamentária Anual da União para o ano de 2016. A reunião será às 9h30, no Plenarinho IV.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), autor do requerimento que originou a audiência pública, afirma que a medida pode resultar no fechamento de escolas profissionalizantes em Minas Gerais. "O que implicará em menos jovens tendo acesso ao ensino profissionalizante, prejudicando os nossos estudantes e, de forma indireta, a economia do nosso País”, completa ele.

Convidados - Foram convidados para a reunião, os presidentes das Federações da Indústria (Fiemg), Olavo Machado Júnior; da Agricultura e Pecuária (Faemg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Roberto Simões; das Empresas de Transportes de Carga (Fetcemg) e do Conselho Regional do Sest Senat, Vander Francisco Costa. Também foram convidados os presidentes do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Ernesto Scucato, e o interino do Serviço Social do Comércio (Sesc), José Donaldo Bittencourt Júnior.