Deputados visitam Hospital Júlia Kubitschek na terça (1º/12)

Prioridade é averiguar estrutura e condições de trabalho do Centro de Tratamento Intensivo.

27/11/2015 - 13:03

Nesta terça-feira (1º/12/15), às 10 horas, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita o Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, para averiguar sua estrutura e condições de trabalho dos servidores, em especial no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Esta é uma das diversas visitas que estão sendo feitas às unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), conforme requerimento de autoria do presidente da Comissão de Saúde, deputado Arlen Santiago (PTB). O hospital fica na Rua Doutor Cristiano Resende, 2.745, no bairro Araguaia, na Capital.

O deputado Arlen Santiago afirmou que estas visitas têm o objetivo de verificar as reclamações e as reivindicações dos funcionários e dos pacientes dos hospitais da Fhemig. "A comissão já esteve no Hospital Infantil João Paulo II, na Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá (Zona da Mata), e na Casa de Saúde Santa Fé, em Três Corações (Sul de Minas). Queremos conhecer as condições de trabalho, de infraestrutura e de atendimento aos usuários. Parece que existem leitos neste hospital que estão desativados. Vamos checar essa e outras queixas", afirmou o parlamentar.

Estão convidados a acompanhar a visita o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, promotor Gilmar de Assis; a defensora pública geral do Estado, Christiane Malard; o diretor da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg), Carlos Augusto Martins; e o gerente-geral do Centro de Terapia Intensiva do HJK, Adão Ferreira de Moraes.

O Júlia Kubitschek foi inaugurado em 1958, especializado no tratamento de tuberculose. Cerca de dez anos depois, o hospital foi incorporado à Fhemig. No final dos anos 1980, foi reformado e reequipado, passando a funcionar como Hospital Geral Regional. É referência nas áreas de tisiologia, pneumologia e cirurgia toráxica, atendendo também diversas outras especialidades médicas.