A Samarco é controlada por uma joint venture entre a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Biliton

Deputados vão vistoriar condições das barragens da Samarco

Comissão Extraordinária das Barragens visitará nesta segunda (30) área de empresa responsável por tragédia em Mariana.

27/11/2015 - 12:35

Os deputados da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitarão, na próxima segunda-feira (30/11/15), às 10h30, a Empresa Samarco Mineração S/A, em Mariana (Região Central do Estado). A visita atende a requerimento do deputado Rogério Correia (PT), relator da comissão, e tem a finalidade de verificar as condições da barragem de rejeitos da Mina de Germano.

De acordo com o deputado Rogério Correia, a população da região está questionando a segurança das barragens da empresa. “Vamos verificar as condições de segurança, uma vez que os boatos questionando a situação das barragens deixam a população bastante apreensiva”, afirmou.

No último dia 5 de novembro, a barragem de rejeitos de Fundão, também pertencente à Samarco, se rompeu, provocando uma avalanche de lama que soterrou Bento Rodrigues, distrito na zona rural de Mariana, seguindo em direção ao Leste do Estado, onde vitimou diversas outras localidades e contaminou o leito do Rio Doce. A lama tóxica continuou descendo o rio até atingir o Espírito Santo e o Oceano Atlântico. Além da perda da fauna e da flora por onde a lama passou, pessoas morreram e ainda há várias desaparecidas.

A mineradora Samarco é controlada por uma joint venture de duas gigantes da atividade minerária: a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Biliton, maior empresa mineradora do mundo. Além das barragens de Fundão e Germano, há uma terceira barragem na área controlada pela empresa em Mariana, a de Santarém.

A Comissão Extraordinária das Barragens tem como finalidade realizar estudos, promover debates e propor medidas de acompanhamento das consequências sociais, ambientais e econômicas da atividade mineradora no Estado, notadamente no que tange ao rompimento da barragem ocorrido em Mariana, seus desdobramentos e ações de recuperação dos danos causados, bem como discutir a situação de outras barragens existentes no Estado.