Assembleia discute retomada do desenvolvimento econômico

O objetivo do ciclo de debates é discutir as alternativas para a superação da crise.

24/11/2015 - 15:09 - Atualizado em 03/12/2015 - 15:47

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, nesta quinta (3/12/15) e sexta-feira (4/12), no Plenário, o Ciclo de Debates Retomada do Desenvolvimento Econômico. O objetivo é discutir as possíveis medidas para retomar o desenvolvimento econômico no Estado e as alternativas para a superação da crise. As inscrições online já estão encerradas, mas as de modo presencial podem ser feitas nos dias do evento, na Tribuna Popular do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, área ao lado do Hall das Bandeiras, no Palácio da Inconfidência.

O autor do requerimento para a realização do ciclo de debates é o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB). Para o parlamentar, essa é uma ação suprapartidária que busca soluções para os problemas enfrentados no Estado. “Em um momento de crise, não podemos ficar somente lamentando, isso piora as coisas. A hora é de mobilizar as organizações produtivas, as cabeças pensantes das universidades, os poderes públicos estadual, federal e municipal, a sociedade civil organizada e trocar experiências. Vamos buscar o que está dando certo no País e trazer esses exemplos para Minas. O momento é de contrapor a crise com uma ação efetiva”, explicou.

O evento vai contar com a participação de entidades, representantes do poder público e dos setores empresarial, da agricultura e dos trabalhadores. Na programação, após a abertura às 18 horas, na quinta-feira (3/12), será proferida uma palestra magna sobre o panorama da crise e as perspectivas de solução da situação econômica no Brasil e em Minas Gerais. Ao longo de sexta-feira (4/12), a programação contará com quatro painéis que vão debater a retomada do desenvolvimento tendo como perspectiva: a situação da indústria, do comércio, dos municípios e do emprego; a situação da agricultura e da pecuária; a infraestrutura e energia; e o empreendedorismo, inovação e tecnologia.

São parceiros na realização do ciclo de debates: a Associação Comercial e Empresarial (ACMinas), a Associação Mineira dos Municípios (AMM), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte e de Sete Lagoas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MG).

Confira a programação completa:

Quinta-feira (3/12)

Horário

Atividade

18 horas

Abertura

18h30

Palestra Magna Panorama da crise e perspectivas de solução da situação econômica no Brasil e em Minas Gerais

  • Palestrante: Nilson Araújo de Souza, mestre em Economia Rural, doutor e pós-doutor em Economia. Professor visitante sênior Capes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

19h30

Debates

Sexta-feira (4/12)

Horário

Atividade

9 horas

Painel 1: Situação da indústria, do comércio, dos municípios e do emprego em Minas Gerais para a retomada do desenvolvimento

  • Lincoln Gonçalves Fernandes, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da entidade

  • Beatriz Cerqueira, presidente da Central Única dos Trabalhadores em Minas Gerais (CUT/MG)

  • Antônio Júlio de Faria, presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM)

  • Fernando Passalio de Avelar, secretário-geral do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

  • Frank Sinatra Santos Chaves, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL/MG)

10 horas

Debates

10h30

Painel 2: Situação da agricultura e da pecuária em Minas Gerais para a retomada do desenvolvimento

  • Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)

  • Vilson Luiz da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg)

  • João Cruz Reis Filho, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

11h30

Debates

14 horas

Painel 3: Infraestrutura e energia para a retomada do desenvolvimento

  • Marcelo Luiz Moreira Veneroso, vice-presidente regional da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)

  • Representante da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) - a confirmar

  • Ubiraci Dantas de Oliveira, presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)

  • Marcelino Orozimbo da Rocha, presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil em Minas Gerais (CTB/MG)

15 horas

Debates

15h30

Painel 4: Empreendedorismo, inovação e tecnologia para a retomada do desenvolvimento

  • Representante do Sebrae/MG

  • José Policarpo Gonçalves de Abreu, diretor executivo do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT Senai/Fiemg)

  • Alexandre Alves, sócio do Instituto Inovação e da Inseed Investimentos, representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)

  • Representante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - a confirmar

  • Marco Aurélio Crocco Afonso, presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) - a confirmar

16h30

Debates

17 horas

Encerramento