ALMG debate abastecimento de água no Estado

Foram convocados para a audiência pública, na quinta (26), a diretora-presidente da Copasa e o presidente da Copanor.

20/11/2015 - 12:29

Com o objetivo de debater as medidas já tomadas e as que ainda são necessárias para a redução das perdas no sistema de abastecimento de água no Estado, a Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública nesta quinta-feira (26/11/15), às 14h30, no Plenarinho I.

A reunião, que foi solicitada pelos deputados Iran Barbosa (PMDB), que preside a comissão, e João Vítor Xavier (PSDB), também vai abordar a atual situação de demanda hídrica e do serviço prestado nos municípios atendidos por empresas públicas no Estado, bem como buscar esclarecer suposta prática de rodízio velado na manutenção do sistema de abastecimento.

Foram convocados para a reunião a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna, e o presidente da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), Alonso Reis da Silva.

O deputado Iran Barbosa explica que, após acompanhar o trabalho das empresas nos últimos meses, detectou que os cortes no abastecimento para execução de serviços de manutenção no sistema estão cada vez mais frequentes, o que tem prejudicado muitas pessoas.

“Queremos um detalhamento do serviço prestado pelas companhias. Os cortes afetam os moradores e o serviço, em alguns casos, não foi reestabelecido dentro do prazo estipulado. Recebemos denúncias de que a falta de água tem sido recorrente em alguns pontos não só da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mas também em outros pontos do Estado”, afirmou Iran Barbosa.

Convidados - Foram chamados para a audiência pública a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; o diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês da Bacia do Igam, Breno Esteves Lasmar; a gerente de Monitoramento de Qualidade das Águas do Igam, Katiane Cristina de Brito Almeida; e a superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas.

Outros convidados são o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí, Luciane Teixeira Martins; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, Nádia de Oliveira Rocha; e o vice-prefeito de Brumadinho (RMBH) e presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, Breno de Castro Alves Carone.

Foram chamados, ainda, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Afluentes Mineiros do Médio Baixo Jequitinhonha, Arlindo Lima Tupy; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, Cléa Amorim de Araújo; e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí, Robson Rafael Andrade.