Deputados entregam ao comandante dos bombeiros placa em homenagem à corporação

Plenário homenageia 104 anos do Corpo de Bombeiros

Reunião Especial celebrou a passagem do aniversário de fundação da corporação no Estado, comemorada em 31 de agosto.

09/10/2015 - 11:21

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial realizada na noite dessa quinta-feira (8/10/15), homenageou os 104 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, comemorado em 31 de agosto. A cerimônia contou com a presença representantes de corporações policiais do Estado e de autoridades, entre as quais, o secretário de Estado e Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos e, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Bim da Ambulância. Na oportunidade, foi exibido um vídeo sobre os 104 anos de História do Corpo de Bombeiros mineiro e houve apresentação musical da Bombeiro Instrumental Orquestra Show (Bios).

Saudando o espírito de solidariedade dos bombeiros, o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), destacou que, embora criada com a função específica de combater incêndios, a corporação foi se desenvolvendo, e expandiu as suas atribuições e o seu campo de atuação de acordo com as demandas do Estado. “O bombeiro está sempre presente. É uma profissão carregada de sentido humano, decorrente do compartilhamento da dor e da alegria. Por toda a sua história, serviços, seriedade e comprometimento, é, sem dúvida, uma das instituições de maior respeito e confiança do Estado, constituindo-se em orgulho para todos os mineiros”, elogiou o presidente da ALMG.

Para o deputado Cabo Júlio (PMDB), autor do requerimento da homenagem, o trabalho dos bombeiros é como um sacerdócio diário. “Para ser bombeiro, tem que ter paixão. É uma profissão que coloca em risco a própria vida para salvar outras vidas. Às vezes, aqueles que salvamos nem sequer se lembram de voltar para agradecer. Tem de gostar muito. É por isso que hoje estamos homenageando esta turma de apaixonados. É um reconhecimento por tudo o que os colegas fazem. A Assembleia, que, neste ato, representa o Estado, faz um agradecimento público a todos, usando palavras talvez muito pouco ouvidas pelos senhores: muito obrigado. Obrigado por cuidarem de nós e de nossa família”, saudou o deputado.

Ao receber a placa de homenagem, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, considerou uma grande honra para a corporação, por ser proveniente dos representantes da população. “O povo mineiro, por intermédio de seus representantes, reconhece todo o esforço e a dedicação do Corpo de Bombeiros, na busca de melhor atender à sociedade, prestando um serviço com qualidade e eficiência. Como representante da instituição, gostaria de agradecer aos senhores deputados todo o apoio e a confiança depositados na nossa corporação”, declarou o comandante.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – Fundada em 31 de agosto de 1911, a corporação dos bombeiros é responsável, além do combate a incêndios, por operações de busca, salvamento e resgate, ações de defesa civil, prevenção e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seu patrimônio.

Contando hoje com um efetivo total de 6.200 homens e uma frota de 1.050 viaturas, em 2014, o Corpo de Bombeiros registrou 331 mil ocorrências no Estado. Atualmente, a instituição está presente em 63 municípios, mas, segundo o deputado Cabo Júlio, existe uma meta de estender esse alcance a pelo menos 80 cidades mineiras nos próximos três anos.