Agenda - Nova Praça da Assembleia recebe orquestra sinfônica

Reunião sobre transporte escolar e 12ª Corrida Rústica também estão entre os destaques da ALMG na semana de 13 a 18/10.

09/10/2015 - 14:26 - Atualizado em 09/10/2015 - 14:31

As aberturas das óperas Carmen, de Bizet, O Guarani, de Carlos Gomes, e Guilherme Tell, de Rossini, compõem o repertório do concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) na próxima quarta-feira (14/10/15), às 18h30, no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento integra as atividades comemorativas de reinauguração da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia.

Na semana de 13 a 18 de outubro, também é destaque na ALMG reunião sobre as novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o transporte escolar. A audiência da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas será na próxima terça-feira (13), às 15 horas, no Auditório. 

No domingo (18), será realizada a 12º Corrida Rústica da Assembleia de Minas. O ponto de largada e chegada será a Praça da ALMG, em frente ao Pátio das Bandeiras, na antiga via de acesso. Todo o trajeto será no bairro Santo Agostinho. Atletas que concluírem a prova no prazo de 60 minutos receberão medalha de participação. Os primeiros colocados ganharão, também, troféu especial por categoria e por gênero.

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 13 a 18 de outubro:

Terça-feira (13)
  • 10 horas - Equipamento de radiologia pode exigir diploma técnico
    Local: Teatro
    Autora do requerimento: deputada Marília Campos (PT)
    Objetivo: o Projeto de Lei (PL) 2.719/15, que torna obrigatório o diploma de técnico em radiologia para a operação de equipamentos emissores de radiação ionizante, será debatido pela Comissão de Participação Popular. O projeto pretende tornar obrigatório o diploma específico para manuseio de equipamentos de radiação ionizante.
  • 10h30 - Comissão de Minas e Energia discute universalização da energia elétrica
    Local: Plenarinho IV
    Autor do requerimento: deputado João Alberto (PMDB)
    Objetivo: debater, em audiência pública, soluções que garantam a implementação da universalização do acesso e uso da energia elétrica, visando a atender todos os usuários cadastrados que ainda não foram contemplados em programas do governo.
  • 15 horas - Assembleia vai debater novas regras para o transporte escolar
    Local: Auditório
    Autores do requerimento: deputados Celinho do Sinttrocel (PCdoB), Isauro Calais (PMN) e Gilberto Abramo (PRB)
    Objetivo: as novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o transporte escolar serão debatidas em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Serão discutidas também propostas em tramitação na Câmara dos Deputados que abordam o tema.

Quarta-feira (14)
  • 9 horas - Policiais e agentes prisionais serão homenageados
    Local: Plenarinho III
    Autor do requerimento: deputado Missionário Marcio Santiago (PTB)
    Objetivo: a Comissão de Segurança Pública vai homenagear agentes de segurança prisionais e oito policiais militares lotados no 1º Pelotão Rotam. Eles prenderam um homem que se passava por agente penitenciário em Juiz de Fora (Zona da Mata), portando falsa identidade da Secretaria de Estado de Defesa Social, equipamentos e uniforme do sistema prisional.
  • 10h30 - Comissão de Segurança Pública entrega diplomas a policiais militares
    Local: Plenarinho III
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: homenagear policiais militares pela realização de operação no dia 20/7/15, que culminou na apreensão de aproximadamente seis toneladas de maconha no povoado de Córrego do Barro, em Pará de Minas (Região Central do Estado), e na prisão do envolvido José Alves de Carvalho Neto, pelo crime de associação ao tráfico de drogas.
  • 10h30 - Meio Ambiente discute situação do Parque Fernão Dias
    Local: Plenarinho I
    Autora do requerimento: deputada Marília Campos (PT)
    Objetivo: a Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável se reúne para debater a situação do Parque Fernão Dias, localizado nos municípios de Contagem e Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). O foco será a discussão sobre a necessidade de revitalização do local, que tem mais 1,2 mil metros quadrados.

  • 15 horas - Parlamentares vão discutir política para crianças com TDA
    Local: Plenarinho IV
    Autor do requerimento: deputado Fred Costa (PEN)
    Objetivo: a criação de políticas públicas para o tratamento de crianças com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEA) e possíveis leis que poderiam ajudar os pacientes serão debatidas pela Comissão de Saúde.

  • 18h30 - Praça da Assembleia recebe concerto da OSMG
    Local: Hall das Bandeiras da ALMG
    Objetivo: as aberturas das óperas Carmen, de Bizet, O Guarani, de Carlos Gomes, e Guilherme Tell, de Rossini, compõem o repertório do concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), que integra as atividades comemorativas de reinauguração da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia.

Quinta-feira (15)
  • 10 horas - Remoção de moradias na Vila Arthur de Sá é tema de reunião
    Local: Plenarinho I
    Autor do requerimento: deputado Doutor Jean Freire (PT)
    Objetivo: a remoção de moradores da Vila Arthur de Sá, no bairro União, na Região Nordeste de Belo Horizonte, será discutida em audiência pública da Comissão de Participação Popular. Moradores se queixam que seus direitos estão sendo violados pela Prefeitura de Belo Horizonte, que vem removendo as famílias para viabilizar um projeto de infraestrutura viária.

Domingo (18)
  • 8 horas - 12ª Corrida Rústica da ALMG
    Local: ponto de largada e chegada será a Praça da Assembleia, em frente ao Pátio das Bandeiras, na antiga via de acesso. Todo o trajeto será no bairro Santo Agostinho, na Capital
    Objetivo: atletas que concluírem a prova no prazo de 60 minutos receberão medalha de participação. Os primeiros colocados ganharão, também, troféu especial por categoria e por gênero. A Corrida Rústica integra a programação da 14ª Semana do Servidor da ALMG.