Sargento Rodrigues denunciou sucateamento da segurança pública
Dirceu Ribeiro agradeceu apoio do Governo do Estado ao setor moveleiro
Rogério Correia repudiou protestos durante velório do ex-presidente do PT e da Petrobras
Professor Neivaldo também manifestou revolta contra protestos no velório
Vanderlei Miranda falou da campanha Outubro Rosa

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 6/10/15

Parlamentares manifestaram repúdio contra protesto em velório de ex-presidente do PT e da Petrobras, José Eduardo Dutra.

06/10/2015 - 19:53 - Atualizado em 07/10/2015 - 11:32

Sucateamento
O deputado Sargento Rodrigues (PDT) condenou a falta de quórum na reunião da Comissão de Segurança Pública, que seria realizada na manhã desta terça-feira (6/10/15). Segundo ele, deputados do PT e do PMDB deixaram de comparecer à reunião o que, segundo ele, teria sido feito a pedido do governador Fernando Pimentel. O parlamentar relatou também visita feita ao 22º Batalhão de Polícia Militar, acompanhado do deputado João Leite (PSDB), na qual teriam constatado o sucateamento por falta de repasses de verbas. “Muitas viaturas estão paradas, sem conserto, o que implica em redução de policiais nas ruas”, denunciou. O parlamentar citou também dados do Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais (Siafi), atestando redução de investimentos do Governo do Estado na área de segurança pública, comparando os nove primeiros meses de 2014 com o mesmo período deste ano. Em aparte, o deputado João Leite também criticou a ausência dos parlamentares na reunião.

 

Polo moveleiro
Em seu discurso, o deputado Dirceu Ribeiro (PHS) agradeceu ao governador Fernando Pimentel em nome do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá e região, por conceder tributação especial às indústrias de artefatos de madeira, que agora pagarão 3% de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O valor previsto originalmente no Projeto de Lei (PL) 2.817/15 era de 12%. O parlamentar também falou de reunião realizada na última segunda (5), em Visconde do Rio Branco (Zona da Mata), da qual participou. Em aparte, o deputado Douglas Melo (PSC) anunciou a construção do Instituto Médico Legal (IML) de Sete Lagoas (Região Central do Estado), obra "por muito tempo esperada", e rebateu críticas relacionadas à votação de projeto de lei. Também em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) celebrou a diminuição dos impostos para o setor. Em aparte final, o deputado João Leite falou das conquistas obtidas pelo município de Sete Lagoas.

 

José Eduardo Dutra I
O deputado Rogério Correia (PT) repudiou as manifestações realizadas durante o velório do ex-presidente do partido e da Petrobras, José Eduardo Dutra, em Belo Horizonte, no domingo (4). O parlamentar ressaltou a importância dos deputados da ALMG não fomentarem o discurso de ódio. Ele manifestou revolta contra os protestos realizados durante a votação do PL 2.817/15, no Plenário, quando, segundo ele, palavras de baixo calão foram direcionadas a parlamentares, principalmente às deputadas. Rogério Correia afirmou ser condenável a conduta de políticos que querem “forçar” suas ideologias, recusando-se a debater ideias contrárias às deles. “De onde vem o problema da corrupção no nosso País? Será problema de um partido só? Precisamos discutir com seriedade a questão do financiamento de campanhas por empresas”. Em aparte, o deputado João Vítor Xavier (PSDB) agradeceu ao apoio do Governo do Estado ao Programa Academias da Cidade. Também em aparte, o deputado Isauro Calais (PMN) parabenizou Rogério Correia por se tornar avô.

 

José Eduardo Dutra II
O protesto realizado durante o velório do ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, também foi tema abordado pelo deputado Professor Neivaldo (PT). Ele repudiou as ações e afirmou nunca ter presenciado algo semelhante. O parlamentar também criticou a "queda na qualidade do debate" no Poder Legislativo. “Nós nunca vimos uma Assembleia com o discurso tão pobre”, lamentou. Em aparte, o deputado Durval Ângelo disse que José Dutra foi o presidente que ficou mais tempo à frente da Petrobras e que seu nome não aparece em nenhuma das investigações. Já o deputado Cristiano Silveira (PT) disse que, em parceria com os deputados Rogério Correia e Durval Ângelo, apresentou denúncia no Ministério Público para que seja feita investigação sobre os protestos. Ele se solidarizou com as parlamentares agredidas verbalmente, mesmo motivo do aparte do deputado Noraldino Júnior (PSC).

 

Outubro Rosa
O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) destacou a feliz coincidência entre a campanha Outubro Rosa, que trata da prevenção ao Câncer de Mama, e a aprovação, em 1° turno, do PL 27/15. Essa proposição cria o Programa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Mama nos hospitais da rede estadual de saúde, para as mulheres que sofreram mutilação parcial ou total, decorrente do tratamento do câncer de mama. “Com certeza vai beneficiar milhares de mulheres no Estado”, disse. O parlamentar também falou das manifestações ocorridas no velório de José Eduardo Dutra. “Essas pessoas são sem alma. A polícia precisa identificá-los”. Em aparte, o deputado Felipe Attiê (PP) classificou o protesto como “lamentável”. Já o deputado Durval Ângelo se solidarizou com o colega, classificando a agressão verbal que este recebeu durante a votação do PL 2.817/15 como “manifestação clara de intolerância religiosa”.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.