Justiça Federal celebrou 125 anos em solenidade com presença de Adalclever Lopes

Presidente participa de solenidade na Justiça Federal

Cerimônia marcou os 125 anos da instituição em Minas Gerais.

05/10/2015 - 20:04 - Atualizado em 06/10/2015 - 13:45

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou, nesta segunda-feira (5/10/15), da solenidade de comemoração dos 125 anos da Justiça Federal em Minas Gerais. A cerimônia foi no auditório da sede da Seção Judiciária de Minas, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Adalclever Lopes integrou a mesa de honra do evento. Também participou o líder do Governo, deputado Durval Ângelo (PT).

Em entrevista após a solenidade, o presidente da Assembleia disse que a Justiça Federal engrandece Minas Gerais, principalmente na pessoa do diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado, o juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes. Segundo o diretor do Foro, as crises política e econômica enfrentadas pelo Brasil são cíclicas, mas, ressaltou, as instituições são perenes. Ele lembrou a criação do 7º Tribunal Regional Federal, com sede em Minas Gerais, prevista na Emenda Constitucional 73, de junho de 2013, mas ainda não instalado.

A Justiça Federal de 1º grau em Minas foi criada em 11 de outubro de 1890, pelo Decreto Presidencial 848, ainda durante a Primeira República. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região tem sede em Brasília e estão sob sua jurisdição, além de Minas Gerais, o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.