Comissão vai conhecer trabalho de entidade filantrópica

Associação que atua no atendimento de pessoas com câncer pode ser declarada de utilidade pública.

01/09/2015 - 14:02

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (2/9/15), às 15h15, para conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec), com sede em Belo Horizonte. A associação é objeto do Projeto de Lei (PL) 1.553/15, do deputado Paulo Lamac, que concede à entidade título de utilidade pública.A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), e será no Plenarinho IV.

“A Aspec é uma instituição filantrópica que se dedica a fazer o bem, e cujo principal objetivo é ajudar o paciente com câncer a viver melhor. A entidade assegura uma melhor qualidade de vida aos pacientes, bem como aos seus familiares, durante a luta contra a doença. E devido a esse empenho e a transparência das ações executadas, consideramos que a Aspec tem que ser declarada de utilidade pública. Esse ‘título’ reforçará ainda mais o engajamento da associação na luta pela dignidade dos pacientes com câncer, além de assegurar a ela os benefícios que cabem às instituições que assim são declaradas”, afirmou Arlen Santiago.

Segundo justificativa apresentada pelo deputado Paulo Lamac (PT), autor do projeto que declara a entidade como de utilidade pública, a Aspec, fundada em janeiro de 2012, é uma entidade sem fins lucrativos, cuja finalidade é a promoção da campanha de prevenção ao câncer, bem como a assistência social humanitária e alimentícia às pessoas com câncer ou mesmo seus familiares.

O diretor-tesoureiro da Associação Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec), Marcelo Luiz Pedroso, é esperado para a reunião.