A Comissão de Minas e Energia estará em Uberaba no dia 2 de outubro - Arquivo/ALMG

Construção de gasoduto em Uberaba motiva debate

Comissão realiza audiência no Triângulo Mineiro para tratar da obra que viabilizará fábrica de amônia na região.

21/09/2015 - 16:37

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na sexta-feira (2/10/15), uma audiência pública em Uberaba (Triângulo Mineiro) com o objetivo de debater a construção do gasoduto que vai viabilizar o funcionamento da fábrica de amônia da Petrobras no município. A reunião, solicitada pelos deputados Bosco (PTdoB) e Tony Carlos (PMDB), será às 14 horas, no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa (Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - São Benedito).

Com extensão de 457 quilômetros, partindo de Queluzito (Região Central do Estado) até Uberaba, o gasoduto a ser implantado pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) tem por finalidade fornecer gás natural para o funcionamento da planta de amônia que está sendo construída pela Petrobras. A tubulação terá capacidade inicial de transportar três metros cúbicos de gás natural ao dia.

Segundo o deputado Bosco, a área a ser contemplada pelo gasoduto apresenta uma grande demanda de gás natural, tendo em vista a existência de mais de 14.180 indústrias estabelecidas na abrangência do projeto. “O gasoduto beneficiará diretamente 50 municípios, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, além de expandir a oferta de gás natural para o País”, disse.

Em julho deste ano, em audiência pública conjunta das Comissões de Minas e Energia, de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Política Agropecuária e Agroindustrial, deputados formaram um grupo de trabalho suprapartidário. O objetivo é assegurar que a presidente Dilma Rousseff viabilize a instalação da fábrica de amônia em Uberaba conforme o compromisso assumido em março de 2014, quando foi assinado um protocolo de intenções.

Convidados – A comissão convidou para a participar da reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir de Araújo Rôso Filho; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau; o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra; o diretor-presidente da Cemig, Mauro Borges; o vice-presidente da Cemig, Mateus de Moura Lima Gomes; o presidente da Gasmig, Eduardo Lima Andrade Ferreira; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; e o presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Nagib Galdino Facury.