Segundo o presidente da federação, a entidade está em mais de 600 municípios mineiros, possui 3 mil funcionários e conta com escritórios em 12 polos regionais

Deputados conhecem estrutura da Fetaemg

Federação de trabalhadores promove ações em defesa da agricultura familiar no Estado.

03/09/2015 - 13:26 - Atualizado em 03/09/2015 - 14:31

Como parte de uma série de atividades promovidas para conhecer as entidades do setor agropecuário, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve, na manhã desta quinta-feira (3/9/15), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), em Belo Horizonte. Lá, o presidente e o vice da comissão, deputados Fabiano Tolentino (PPS) e Emidinho Madeira (PTdoB), conheceram a estrutura da entidade e suas ações de planejamento.

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, explicou que a entidade está em mais de 600 municípios mineiros, com uma estrutura de 3 mil funcionários, e conta ainda com escritórios em 12 polos regionais, com estrutura física mínima de trabalho. Ele disse aos deputados sentir-se honrado de receber visita da comissão da ALMG para conhecer a política da Fetaemg em defesa da agricultura familiar.

De acordo com o presidente da Fetaemg, a entidade tem ajudado na capacitação do setor, além de oferecer equipes de assessores especializados em diversos segmentos, como reforma agrária, crédito fundiário e igualdade de gênero. Ele destacou ainda a importância da feira Agriminas, voltada para a agricultura familiar. No entanto, cobrou mais infraestrutura no campo e nos assentamentos da reforma agrária. Como novidade, Vilson disse que está finalizando um centro de apoio ao trabalhador rural, para aqueles que precisam de um local para se hospedar em Belo Horizonte. Ainda informou que o sítio da Fetaemg será transformado em centro de formação.

Durante o encontro, o deputado Fabiano Tolentino destacou a importância de conhecer as entidades representativas rurais para estreitar o relacionamento da ALMG com essas instituições. Disse ainda que, além de conhecer as demandas nessas visitas, a comissão tem promovido audiências públicas para conhecer toda a cadeia produtiva do agronegócio no Estado. “Queremos compilar os problemas e desafios para ajudar o setor”, disse.

Já o deputado Emidinho Madeira ressaltou a importância da feira Agriminas para os pequenos produtores rurais. Ele se mostrou à disposição para ajudar a agricultura familiar e, nesse sentido, prontificou-se a ajudar financeiramente a futura casa de apoio da Fetaemg.