Vão participar do programa Assembleia Debate três deputados ligados à área da saúde - Arquivo/ALMG

Assembleia Debate analisa judicialização da saúde

Parlamentares discutem causas e possíveis soluções em programa da TV Assembleia nesta quinta (3).

02/09/2015 - 15:41

O Assembleia Debate que estreia nesta quinta-feira (3/9/15), ao meio dia, vai analisar o fenômeno da judicialização da saúde. O programa, que vai ao ar pela TV Assembleia, trará parlamentares para discutirem as causas, problemas e possíveis soluções.

Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Cada vez mais os cidadãos recorrem à Justiça para ter acesso a medicamentos e a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como tratamentos e internações hospitalares. Os casos em que a União foi acionada aumentaram 25%, entre 2009 e 2012. Em Minas Gerais, segundo o Tribunal de Contas do Estado, os gastos do governo com a judicialização da saúde, de 2009 a 2013, subiram quase 600%. Os gestores públicos reclamam que essa realidade dificulta o cumprimento do orçamento e gera desequilíbrios. Por outro lado, o problema pode sinalizar a falta de eficiência do SUS ou uma cobertura insuficiente.

Participam do Assembleia Debate três deputados ligados à área da saúde. São eles o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Arlen Santiago (PTB); o deputado Ricardo Faria (PCdoB); e o 1°-vice-presidente da Assembleia, deputado Hely Tarqüínio (PV).

Ciclo de debates - A judicialização da saúde também será tema de ciclo de debates na Assembleia, nos dias 14 e 15 de setembro. O evento é aberto à participação da sociedade civil e vai reunir especialistas, gestores públicos e juristas. As inscrições online vão até o dia 11 de setembro. A programação completa do evento também está disponível no Portal da ALMG.

Reprises - O programa também poderá ser assistido nesta sexta (4), às 21 horas; no sábado (5), às 21 horas; no domingo (6), às 13 horas; na segunda-feira (7), às 23 horas; e na quarta-feira (9), às 21 horas.