O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política de jovens, promovido pela ALMG, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais

Parlamento Jovem de Minas será apresentado em simpósio

Artigo produzido por coordenadores do projeto será apresentado em evento internacional sobre a juventude.

02/09/2015 - 14:00 - Atualizado em 03/09/2015 - 13:00

Um artigo sobre o Parlamento Jovem de Minas, projeto de formação política de jovens, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, será apresentado durante o VI Simpósio Internacional da Juventude Brasileira. Intitulado “A formação política de jovens no Parlamento Jovem de Minas: Possibilidade e desafios de uma metodologia de formação em rede", o trabalho é assinado por Fernanda Freitas, representante da ALMG, e por três representantes da PUC Minas, Alexandre Teixeira, Karina Junqueira e Robson Sávio Souza.

Fernanda Freitas explica que a abordagem do artigo destaca a rede interinstitucional por trás do Parlamento Jovem de Minas, que reúne diferentes setores da sociedade no trabalho. Segundo Freitas, a metodologia, que ela considera inovadora, “se assenta na perspectiva de que a educação política de jovens pode e deve ser trabalhada tanto no ambiente escolar quanto pelo Estado, através das suas mais diversas instituições”. Ela também ressalta que o projeto engloba atividades de estudo, investigação, debates e de proposição de ações legislativas, que são formalmente analisadas e encaminhadas ao Poder Legislativo mineiro, por meio de sua Comissão de Participação Popular.

O evento será realizado no Hotel Ibis do Rio de Janeiro (Rua Paulino Fernandes, 39), entre os dias 10 e 12 de setembro, com o tema "Os Jovens e seus Outros". O trabalho sobre o Parlamento Jovem de Minas será apresentado no último dia, a partir de 10h30, no bloco Participação Política. “É interessante destacar que a Assembleia Legislativa se faz presente como participante e contribuinte de um evento muito significativo, que considera o contexto político atual, suas urgências e demandas sobre o campo da juventude”, destaca Fernanda Freitas.