Entre as reclamações estão o tempo de espera dos ônibus, a falta de linhas com trajetos mais curtos para BH, a ausência de cobradores e o preço das passagens
O subsecretário Renato Ribeiro disse que a Secretaria de Transportes vai analisar os pedidos

Região do bairro Nacional cobra qualidade no transporte

Moradores dessa região de Contagem reclamam de problemas no transporte coletivo intermunicipal.

02/09/2015 - 21:46 - Atualizado em 03/09/2015 - 11:39

Transporte coletivo de qualidade para os cerca de 90 mil moradores da região do Nacional, em Contagem, foi a principal reivindicação apresentada, na noite desta quarta-feira (2/9/15), durante audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre as reclamações dos moradores da região, que engloba 18 bairros, estão o longo tempo de espera dos ônibus, a inexistência de linhas com trajetos mais curtos para Belo Horizonte, a ausência de cobradores nos coletivos e o preço das passagens.

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vale das Amendoeiras, Sidney Gualberto da Silva, reivindicou “uma reviravolta no transporte da região”, para que ele se integre com a RMBH. Segundo ele, o transporte coletivo é deficiente e não oferece conforto para os usuários, que já chegam aos seus destinos exaustos. Ele ainda pediu a criação de uma linha direta para o bairro São Francisco, em Belo Horizonte. “Não há melhoria, apenas encarecimento da passagem. E nós merecemos um transporte com mais qualidade”, disse.

Em resposta, o subsecretário de Regulação de Transporte da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Renato Guimarães Ribeiro, informou que todas as considerações apresentadas na audiência foram anotadas e a pasta fará uma análise técnica das reivindicações. Ele explicou que vai retornar à região do Nacional para dar uma solução para os problemas e acompanhar o que está sendo implantado.

A diretora de Fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Maria Luiza Machado Monteiro, reforçou que irá trabalhar em conjunto com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) para fazer um plano de ação na fiscalização da empresa de transporte coletivo intermunicipal que atende a região do Nacional. E informou que o órgão faz fiscalizações diárias, mesmo com poucos fiscais.

TransCon admite má qualidade do serviço

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (TransCon), Agostinho Fernandes da Silveira, disse que o transporte municipal oferece 11 linhas na região, com 50 ônibus. E admitiu que o serviço “é uma porcaria, uma vergonha, de péssima qualidade”.

A autora do requerimento para o debate, deputada Marília Campos (PT), disse que a audiência atende um pedido da associação dos moradores e reforçou a necessidade de discutir o transporte coletivo em Contagem. Ela acredita que, com esforço e dedicação, existe tempo hábil e é possível resolver os problemas da região do Nacional e da Ressaca.

Os vereadores de Contagem, Eduardo Tadeu, Rodnei Dias e Obelino Marques da Silva, também reforçaram a importância da audiência para a região, que registra um aumento na população, sem melhorias no transporte coletivo.

Consulte o resultado da reunião.