Comissões de Saúde e Direitos Humanos estarão em Itacarambi no dia 4/9 - Arquivo/ALMG

Comissões vão a Itacarambi discutir questões indígenas

Entre os temas que serão abordados estão a saúde e as melhorias habitacionais dos índios Xacriabá. Reunião será dia 4/9.

28/08/2015 - 12:26

As Comissões de Saúde e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estarão na próxima sexta-feira (4/9/15) em Itacarambi (Norte de Minas), com a finalidade de discutir assuntos relativos à saúde indígena da aldeia Xacriabá, melhorias habitacionais e questões do território indígena. A reunião, solicitada pelo deputado Arlen Santiago (PTB), está marcada para as 10 horas, no Clube Social da Aldeia Xacriabá em Vargem Grande, município de Itacarambi.

“A minha expectativa é de que essas reuniões que realizamos pelo Estado signifiquem uma mudança efetiva. Em Itacarambi, o que buscaremos, além de ouvir a comunidade indígena Xacriabá, são medidas que assegurem a igualdade na dignidade e nos direitos dos indivíduos. Temos que assegurar a proteção das leis e regulamentos em vigor, sobretudo em matéria de moradia, emprego e saúde, além do respeito à autenticidade da cultura e dos valores da comunidade”, explicou o deputado Arlen Santiago, autor do requerimento.

O deputado ainda lembrou que desde seu primeiro mandato na Assembleia, em 1999, vem buscando o desenvolvimento de iniciativas que valorizem e atendam as necessidades dessas comunidades localizadas, principalmente, no Norte de Minas.

Convidados - Foram convidados para a audiência o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos;o prefeito de Itacarambi, Ramon Campos Cardoso; o presidente da Câmara Municipal de Itacarambi, Dimas Brasileiro de Alkimim; a secretária Municipal de Saúde de Itacarambi, Marisa Fernandes Dias; o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Governador Valadares,Thiago Henrique Fiorott; o procurador da República em Montes Claros, Marcelo Malheiros Cerqueira; o promotor do Ministério Público Estadual em Januária, Lucas Marques Trindade; o diretor e coordenador geral de projetos do Instituto de Direitos Humanos, João Batista Moreira Pinto; o presidente do Conselho Nacional de Saúde Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo, Ivanildo Cardoso da Silva; a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Minas Gerais - Espírito Santo, Fátima Aparecida da Silva; o subcomandante do 30º Batalhão da Polícia Militar de Januária, Major PM Paulo Sérgio de Souza; o chefe da Delegacia de Polícia Federal de Montes Claros, Marcelo Eduardo Freitas; o prefeito de São João das Missões, Marcelo Pereira de Souza; o presidente da Câmara Municipal de São João das Missões, Agenor Lopes da Conceição; e o secretário Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de São João das Missões, Otelice Nunes de Oliveira.