A ocupação tem milhares de famílias sem-casa em uma área de aproximadamente 210 mil m² - Arquivo/ALMG

Ocupação William Rosa é tema de reunião

Audiência pública da Comissão de Participação Popular será na sexta-feira (4/9), às 10 horas, no Auditório.

28/08/2015 - 15:44

A situação da ocupação William Rosa, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), será debatida na próxima sexta-feira (4/9/15) pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será no Auditório, às 10 horas, e é uma iniciativa de deputada Marília Campos (PT).

Segundo a deputada, a comissão tem procurado encontrar soluções para a situação das ocupações urbanas em Belo Horizonte e RMBH. “Nosso papel é ouvir todos os lados para construir essas soluções. Acredito que a moradia digna é um importante fator de qualidade de vida nas nossas cidades. E precisamos garantir que as pessoas tenham acesso à moradia. Para isso, vamos discutir a situação da Ocupação William Rosa. Precisamos de soluções que atendam aos moradores e também ao poder público”, justifica.

A ocupação William Rosa reúne, desde 11 de outubro de 2013, milhares de famílias sem-casa em uma área de aproximadamente 210 mil m² de um terreno reivindicado pela CeasaMinas, no bairro Jardim Laguna, em Contagem. Do total aproximado de 16 mil pessoas, segundo estimativa feita no final daquele ano, 5 mil seriam crianças e 1,5 mil idosos, embora a população do local varie bastante. O mandado de reintegração de posse já teria sido concedido pela Justiça e aguarda cumprimento.

Convidados - Foram convidados para a reunião a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Contagem, Marilene Silva Santana Pimenta; o presidente da Cohab-MG, Claudius Vinicius Leite Pereira; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, promotora Nivia Mônica da Silva;o diretor-presidente da CeasaMinas, Gustavo Alberto França Fonseca; e o coordenador da Ocupação William Rosa, Lacerda Amorim dos Santos.