Comissão vai a Contagem debater transporte público

Audiência na quarta-feira (2/9) dá sequência a série sobre o tema visando a identificar problemas e cobrar soluções.

28/08/2015 - 15:02

Debater os problemas do transporte público em Contagem e sua integração com a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove nesta quarta-feira (2/8/15), às 19 horas, no Parque das Amendoeiras (Rua Turfa, 301, Bairro Vale das Amendoeiras), naquela cidade. A autora do requerimento para o debate é a deputada Marília Campos (PT).

Ao longo de todo o primeiro semestre deste ano, propor alternativas para melhorar o transporte público de passageiros na RMBH e cobrar sua implantação foram motivo de preocupação constante dos deputados. O tema já foi debatido em pelo menos quatro audiências públicas, duas delas na ALMG e outras duas em Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na RMBH. Nestas ocasiões, o BRT Move Metropolitano (sistema de ônibus rápido) esteve no centro das discussões em virtude dos atrasos, superlotação, falta de integração, infraestrutura precárias das estações e pontos e, ainda, o alto custo das passagens.

Marília Campos considera importante prosseguir este debate também em Contagem, em virtude do grande deslocamento diário de pessoas entre esta cidade e os demais municípios da região, sobretudo a Capital. "O transporte é um dos meus focos de atuação aqui na Assembleia. Diz respeito à qualidade de vida nas cidades metropolitanas. Temos buscado ouvir o cidadão metropolitano, que se desloca entre uma cidade e outra, para entendermos melhor as demandas”, explica Marília Campos.

“A partir daí, temos articulado reuniões com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas para encontrarmos soluções conjuntas e estabelecermos um planejamento integrado e metropolitano. É fundamental também que o sistema de transporte coletivo metropolitano dialogue com os sistemas municipais, o que não acontece atualmente. Essa sinergia entre os sistemas é que poderá garantir um transporte efetivamente mais digno para todos", completou a parlamentar.

Convidados – Foram convidados para a audiência pública o prefeito de Contagem e ex-deputado Carlin Moura; o subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Renato Guimarães Ribeiro; a diretora de Fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Maria Luiza Machado Monteiro; e o diretor de Planejamento Metropolitano, Articulação e Intersetorialidade da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Bruno Moreira Santos.

Também foram convidados o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon), Agostinho Fernandes da Silveira; o vereador em Contagem, Obelino Marques da Silva; e o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vale das Amendoeiras, Sidney Gualberto da Silva.