Violência em São Sebastião do Paraíso será tema de audiência

Comissão de Segurança Pública debate, na quinta-feira (3/9), medidas para combater o tráfico de drogas no Sul de Minas.

28/08/2015 - 14:57

Debater a segurança pública em São Sebastião do Paraíso, município do Sul de Minas, em especial a necessidade de medidas de combate ao tráfico de drogas. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará nesta quinta-feira (3/9/15), a partir das 9h30, na Câmara Municipal local (Praça Inês Ferreira Marcolini, 60, Centro). O debate atende a um requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT), presidente da comissão.

O parlamentar destaca a importância do debate, que atende a um pedido da Câmara de Vereadores, já que o município, situado na divisa com São Paulo, está na chamada “Rota Caipira” do tráfico, na qual criminosos se utilizam da MG-050. Para se ter uma ideia, São Sebastião do Paraíso está distante pouco mais de 100 quilômetros de Ribeirão Preto, conhecido entreposto do tráfico oriundo de países como Paraguai e Bolívia.

“Já temos estudos que mostram que há pelo menos 15 crimes que gravitam em torno do tráfico. São crimes como furtos, assaltos, formação de quadrilha e a maior ruptura do tecido social, que é o homicídio. Se conseguirmos reduzir a incidência do tráfico, teremos um efeito cascata benéfico nesses outros crimes”, defende o parlamentar.

“O tráfico de drogas tem um efeito muito nocivo ao tecido social. Além da violência que ele acarreta, o dependente químico desestrutura a família, além de sobrecarregar os serviços públicos, como o atendimento público de saúde, por exemplo. Por meio da Comissão de Segurança Pública vamos poder dimensionar o problema e avaliar medidas que poderão ajudar as autoridades a enfrentá-lo”, completou Sargento Rodrigues.

Convidados - Foram convidados inicialmente para a audiência o prefeito e o presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, respectivamente, Rêmolo Aloise e Jerônimo Aparecido da Silva; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini; o chefe da Polícia Civil mineira, Wanderson Gomes da Silva; a titular da Vara Criminal e de Execuções Penais de São Sebastião do Paraíso, juíza Edna Pinto; e, por fim, o titular da 3ª Promotoria de Justiça desta mesma cidade, promotor Rômulo Aguiar Generoso.

Por determinação do deputado, também serão convidados para participar da audiência pública representantes em Minas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Na avaliação de Sargento Rodrigues, essas duas corporações têm muito a contribuir na formulação de novas estratégias de repressão para evitar que São Sebastião do Paraíso se transforme em mais um entreposto de traficantes.