Avanço do crack em pequenas cidades motiva audiência

Comissão também quer debater experiências bem-sucedidas no enfrentamento ao consumo de drogas.

28/08/2015 - 15:59 - Atualizado em 31/08/2015 - 08:58

Debater o aumento no consumo de crack nos pequenos municípios e apresentar experiências exitosas para o enfrentamento da questão. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (1º/9/15), a partir das 16 horas, no Plenarinho III. A reunião atende a requerimento dos deputados Antônio Jorge (PPS), Missionário Márcio Santiago (PTB), Leandro Genaro (PSB) e Léo Portela (PR) e da deputada Ione Pinheiro (DEM).

Segundo o deputado Antônio Jorge, a interiorização do consumo e do tráfico de drogas tem um forte impacto na sociedade, desestabilizando famílias e provocando problemas na rede de atendimento à saúde. Ele lembra um levantamento, realizado em 2012 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que aponta a presença das drogas em 90% dos municípios mineiros. Na pesquisa, o crack aparece como principal entorpecente, sendo consumido em 75% das cidades do Estado.

"O impacto direto do crack na saúde pública foi o campeão das respostas entre as prefeituras mineiras. Das cidades ouvidas, quase 45% disseram que o consumo de drogas tem provocado problemas na rede de atendimento. Esse cenário confirma a necessidade da ampliação da rede psicossocial, com todos os equipamentos que a compõe, lembrando que o maior desafio é a consolidação desta rede de custeio, que fica a cargo dos municípios. Alerto que há muitas ações, entre elas o enfrentamento ao fenômeno das drogas, em que a sociedade faz muito melhor do que os governos. Ao poder público cabe apoiar e financiar essas ações empreendidas por quem, de fato, pode se dedicar à causa", enfatiza o parlamentar.

Convidados – Foram convidados para participar da reunião os secretários de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; e de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; o subsecretário de Estado Políticas sobre Drogas, Rafael Miranda Alves Pereira; o coordenador de Combate e ao Tráfico de Entorpecentes do Ministério Público, promotor Jorge Tobias de Souza; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), José Maurício Lima Rezende; o coordenador do Centro Regional de Referência em Drogas da UFMG, Frederico Duarte Garcia; o técnico da Coordenação Municipal de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Arnor José Trindade Filho; e a terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas de Oliveira, Petrina Carvalho de Oliveira.