Assembleia sabatina indicado à presidência da Feam

Diogo Soares de Melo Franco é o atual presidente do órgão e é indicado à recondução do cargo.

28/08/2015 - 12:37

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta terça-feira (1°/9/15) a arguição pública de Diogo Soares de Melo Franco, indicado ao cargo de presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). A Comissão Especial constituída para emitir parecer sobre o nome do indicado se reúne no Plenarinho IV, às 15h30. Segundo justificativa apresentada pelo governador Fernando Pimentel, o indicado possui qualificação acadêmica e profissional e, portanto, preenche os requisitos para ocupar o cargo no referido órgão.

Conforme explica a mensagem do governador, a Feam tem por finalidade executar a política de proteção, conservação e melhoria da qualidade ambiental, no que concerne à gestão do ar, do solo, dos resíduos sólidos, bem como de prevenção e correção da poluição ou degradação ambiental provocada por atividades industriais, minerárias e de infraestrutura.

Também compete ao órgão promover e realizar ações, projetos e programas de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias ambientais e apoiar tecnicamente as instituições do Sisema, visando à preservação e à melhoria da qualidade ambiemntal do Estado. O órgão atua vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Currículo – Diogo Soares de Melo Franco é servidor de carreira da Feam desde 2006 e atualmente ocupa o cargo de presidente do órgão, onde também atuou na coordenação de assessoria de imprensa (de 2006 a 2008). Na Semad atuou como assessor-chefe de Comunicação e Coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental Territorial (2013 a 2015); na Diretoria de Coordenação dos Núcleos de Gestão Ambiental (2011 a 2013) e na Assessoria de Comunicação (2008 a 2011). Em 2003, também atuou na produção de texto da Fundação Dom Cabral.

O indicado é graduado em jornalismo pela PUC Minas (2003), pós-graduado em Gestão Ambiental pela Fumec (2009), especialista em Negociação Estratégica para Ganhos Mútuos pela Sustainability Challenge Foundation da Holanda (2010), é formado no Programa de Desenvolvimento de Gestores Públicos da Fundação Dom Cabral (2009) e participou do Programa de Cooperação Minas Gerais/Singapura em Crescimento e Desenvolvimento (2010).