A Comissão de Educação debateu a situação dos professores da Uemg no dia 13 de agosto deste ano

Reunião vai discutir absorção de cursos pela Uemg

Realizada pela Comissão de Educação da ALMG, reunião vai abordar também autonomia, concurso e reeleição de reitor.

28/08/2015 - 12:28

Debater os resultados do processo de absorção e a situação atual das unidades e cursos incorporados à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove na terça-feira (1°/9/15), às 14h30, no Auditório. A reunião vai discutir também questões relativas à autonomia administrativa e financeira da universidade, a reeleição de reitor e a realização de concurso público para a instituição. Assinam o requerimento o presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), e o deputado Arnaldo Silva (PR).

Arnaldo Silva destaca como fundamental uma discussão aprofundada sobre a necessidade de realização de concurso público para a instituição. “A maioria dos professores da Uemg é contratada por um período de um ano. Muitos não desenvolvem algum projeto educacional duradouro porque não têm garantias de permanência na instituição”, diz o parlamentar.

Outra preocupação do autor do requerimento é a necessidade de eleição para reitor e para os diretores dos campi. Atualmente, esses cargos são ocupados por indicação. O deputado Arnaldo Silva defende eleição direta com a participação do corpo docente e discente.

Ele também é favorável à maior autonomia administrativa e financeira para cada campus. “Hoje, se uma unidade precisa comprar um pneu, tem que solicitar à reitoria. Enquanto isso, o carro fica parado. Somos a favor de uma autonomia de gerenciamento de despesas locais e necessárias para o funcionamento diário da unidade”, conclui.

Convidados – Foram convidados a participar da audiência o reitor da Uemg, Dijon Moraes Junior; o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Márcio Rosa Portes; o presidente do Sindicato dos Professores da Uemg (Sinduemg), Elias José Lopes de Freitas; o diretor da Fundação Educacional de Ensino Superior de Frutal (Uemg Frutal), Allynson Takehiro Fujita; a professora Ana Lázara Chagas, da Fundação Educacional de Ensino Superior de Frutal (Uemg Frutal); e o professor da Fundação Educacional de Ensino Superior de Frutal (Uemg Frutal), Rodrigo Furtado Costa.