Alunos de Divinópolis, Nova Serrana e Pains definiram seis propostas de 27 iniciais para serem levadas para a Etapa Estadual
Para Guilherme, projeto faz com que o aluno se sinta parte da política
Segundo Ivane, a etapa regional contribui para a troca de experiências
Alunos se reuniram em grupos de trabalho pela manhã

Estudantes apostam no poder transformador da política

Na etapa regional do Parlamento Jovem em Divinópolis, alunos definiram propostas que serão levadas à plenária final.

24/08/2015 - 17:54

“Vivemos esperando... Dias melhores, dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás. Vivemos esperando... O dia em que seremos melhores. Melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo”. A música "Dias Melhores", da banda Jota Quest, embalou as atividades da plenária regional do Parlamento Jovem de Minas do Polo Centro-Oeste, ocorrida na Câmara Municipal de Divinópolis na última sexta-feira (21/8/15). Trilha sonora de vídeo com as ações do projeto nesse polo, que marcou o início dos trabalhos, a música diz muito sobre o que desejam os estudantes participantes do Parlamento Jovem e sobre como encaram o poder transformador da política.

O Parlamento Jovem de Minas, projeto de educação para a cidadania realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, realiza, até esta quinta-feira (27), suas etapas regionais. Nessa fase, estudantes do ensino médio de cada um dos oito polos regionais se reúnem para votar as melhores propostas apresentadas durante as etapas municipais sobre o tema Segurança Pública e Direitos Humanos. Essas propostas serão levadas para a plenária estadual, a ser realizada em Belo Horizonte entre os dias 21 e 23 de outubro, encerrando esse longo processo que compreende etapas municipais nos 38 municípios participantes e a regionalização.

A etapa do Polo Centro-Oeste contou com a participação de 27 alunos de Divinópolis, Nova Serrana e Pains. As cinco instituições representadas foram: Escola Estadual Joaquim Nabuco (Divinópolis); Escola Estadual Padre José Venâncio (Pains); e Escolas Estaduais Maria Zeli Diniz Fonseca e Antônio Martins, além do Instituto Educacional Saber (IES) – Rede Pitágoras (Nova Serrana).

Os estudantes Keven Daniel de Paula, Maria Eduarda de Paula Camilo Pereira e Guilherme Queiroz participaram da etapa regional. Eles compartilham não só a mesma idade – todos têm 15 anos -, mas também a expectativa de poderem contribuir para um país melhor. Keven estuda no 1º ano da Escola Estadual Joaquim Nabuco. Ele participa pela primeira vez do Parlamento Jovem e diz que já mudou sua visão sobre a política. “Antes, pensava apenas que a política era muito falha. Agora, vejo que há barreiras, mas também a possibilidade de superá-las, que há políticos que têm interesse verdadeiro em melhorar algumas áreas”, afirmou.

Segundo Keven, o Parlamento Jovem não só o ajuda a compreender melhor a política, mas também a aprender um pouco sobre a área do Direito. “Quero ser promotor de Justiça. Então, o conhecimento que o projeto me proporciona será importante para o meu futuro e também para ganhar confiança para falar em público”, acrescentou.

Estudante do 2º ano da Escola Estadual Padre José Venâncio, Maria Eduarda também participa do projeto pela primeira vez. Ela também comentou que seu interesse pela política aumentou depois de participar do Parlamento Jovem. “Eu pensava em anular o voto, achava que só existiam políticos corruptos. Agora, penso que há boas pessoas envolvidas com a política e que é possível melhorar e mudar o País”, contou. A aluna enfatizou que estudar o tema deste ano tem sido instigante, pois o assunto é muito atual.

Participando pela segunda vez do Parlamento Jovem, Guilherme, que frequenta o 2º ano do Instituto Educacional Saber (IES), também falou que o tema desta edição acrescentou muito para sua vida. “É um tema que chama muita atenção porque a violência aumenta a cada dia, representando um grande desafio”, comentou. Para Guilherme, o tema possibilitou ampliar a visão também para questões como os segmentos vulneráveis.

Ele enfatizou que o projeto faz com que o participante passe a se ver como parte da política. “Você percebe que pode e deve se manifestar contra práticas de corrupção, que tem capacidade de exigir mudanças e cobrar”, finalizou. 

Importância da regionalização é destacada

De acordo com a coordenadora do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo da ALMG, Fernanda Freitas, a regionalização, novidade desta edição, permitiu uma maior participação de estudantes, além da interação entre pessoas de diferentes cidades. “O crescimento qualitativo e quantitativo do Parlamento Jovem só foi possível por causa dessa visão de projeto em rede”, comentou. Ela disse que as etapas regionais têm mostrado o interesse e a dedicação dos estudantes.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Divinópolis, Roberto Franklin de Sousa, a etapa regional colabora para o aprimoramento das propostas que chegarão à etapa estadual. Segundo ele, foi possível perceber que, apesar de as propostas terem origem em cidades diferentes, há uma coesão entre as sugestões. Na sua opinião, o projeto desperta nos estudantes o exercício da cidadania e o interesse pela vida política do País. “Além disso, promove o conhecimento das funções e do trabalho do Legislativo”, completou.

O coordenador do Polo Centro-Oeste, Geraldo Nascimento, destacou que a etapa regional é tão importante quanto a estadual. “O projeto ganhou muito com essa fase pela diversidade de propostas e de realidades dos municípios que participam. E também porque as propostas serão aglutinadas e melhoradas para seguirem para o Plenário da ALMG”, falou. Nascimento relatou que os estudantes participaram de forma muito interessada, o que resultou em propostas amadurecidas.

Para a coordenadora do Parlamento Jovem em Nova Serrana, Ivane Ferreira, a etapa regional possibilita que os estudantes interajam e conheçam a realidade uns dos outros. Ela contou que os alunos estão muito engajados e ansiosos para defender as propostas e para participar da etapa final. O coordenador do projeto em Pains, Leonardo Lara, também salientou que a etapa regional é importante para a troca de experiências entre os estudantes e também para a preparação para a última etapa. “Achei inicialmente que seria difícil lidar com o tema, uma vez que é bastante polêmico, mas foi possível caminhar com propostas que compreendem o problema da segurança pública, passando pelo respeito aos direitos humanos”, explicou.

Já a monitora do Parlamento Jovem em Divinópolis, Paula Ingrid Reis Lopes Coelho, enfatizou que o principal ganho obtido com a participação no projeto é a formação de cidadãos melhores, que participam da vida social e política da sua cidade. Ela disse que se surpreendeu com a dedicação e entusiasmo dos alunos, que procuraram se informar bastante para embasar as propostas.

Monitor do projeto em Nova Serrana, Reginaldo Silva contou que é professor de Filosofia e que alia os conceitos ensinados na sala de aula à prática que o Parlamento Jovem permite. “Na escola, percebemos os ganhos dos estudantes com o projeto, sobretudo, em relação à politica. Antes, eles compreendiam o assunto apenas de forma pejorativa. O Parlamento Jovem permite mudar essa relação”, afirmou.

Participação - O vice-presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Oriosmar Pinheiro Silva, ressaltou que a população cobra muito dos políticos, mas não se preocupa, muitas vezes, em participar da política. Para ele, o projeto muda essa lógica. “É uma semente que é plantada e que dará bons frutos. Envolver a juventude é fundamental para melhorar a política, e o Parlamento Jovem cumpre esse papel”, disse.

Para o vereador Paulo de Tarso Faria, que preside a Câmara Municipal de Pains, o jovem precisa conhecer a política para ter condições de participar dela. Segundo ele, o Parlamento Jovem é importante nesse sentido.

Propostas consideram trabalho com presidiários e criação de Guarda Escolar

Para que fossem definidas as propostas a serem levadas à etapa estadual, na parte da manhã foram formados três grupos de trabalho para analisar as 27 propostas iniciais, sendo nove oriundas de cada município. Cada grupo de alunos discutiu propostas correspondentes a um dos subtemas: proteção de segmentos vulneráveis à violência; novas perspectivas para a atuação policial; e prevenção social contra o crime. No fim da manhã, os alunos chegaram a 15 propostas depois de as sugestões terem sido aglutinadas, modificadas ou excluídas.

No período da tarde, os estudantes ocuparam o Plenário da Câmara Municipal e avaliaram essas 15 propostas. Para cada uma delas, um aluno se levantava, a explicava e defendia seu ponto de vista. Os estudantes puderam sugerir modificações e as propostas foram votadas. Seis foram escolhidas para serem levadas à plenária estadual, quando é finalizado um documento com todas as propostas escolhidas e ocorre a entrega desse conteúdo à Comissão de Participação Popular. Em Divinópolis, também foram definidos três representantes do grupo que participarão da etapa final.

A etapa regional do Polo Centro-Oeste contou, ainda, com uma cerimônia de abertura, a exibição de um vídeo sobre o conceito de direitos humanos e um show de Alessandro Calegari e banda.

Confira as seis propostas aprovadas:

Proteção de segmentos vulneráveis à violência

Novas perspectivas para a atuação policial

Prevenção social contra o crime

Investir no trabalho de proteção a crianças e idosos, tornando obrigatória a realização de testes psicológicos em todas as pessoas que trabalham com esse público; exigindo qualificação técnica para esse grupo de trabalhadores; e melhorando a efetividade da fiscalização em asilos, casas de repouso, creches e orfanatos.

Com o objetivo de coibir a má atividade de alguns policiais e de melhorar a segurança pública, expandir o departamento de monitoramento da Polícia Militar: com instalação de câmeras do projeto Olho Vivo; com uso de câmeras nos coletes dos militares em atuação; e com aumento da iluminação em áreas consideradas propensas à criminalidade, entre outros.

Dar enfoque ao trabalho com os jovens, as famílias e a comunidade, promovendo conscientização e investindo em educação como prevenção à violência: aumentar o número de eventos de conscientização sobre os efeitos nefastos das drogas e sobre a criminalidade de modo geral; e promover projetos de cultura, lazer e esporte como forma de intensificar a proteção dos grupos mais vulneráveis à violência, entre outros.

A fim de investir no apoio aos ex-presidiários, o Estado em cooperação com os municípios deverá: fortalecer as Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs); e criar os Centros de Cultura e Aprendizado para Jovens (CCAJ), com objetivo de conscientização e prevenção contra práticas ilícitas.

A fim de dar maior segurança aos usuários da internet, o Poder Executivo deverá: criar e expandir um departamento exclusivo para crimes cibernéticos na Polícia Civil nos municípios; e fomentar a criação de cursos de capacitação acerca da segurança na internet para profissionais que já atuam na corporação.

Criar a Guarda Escolar, a qual utilizará somente armas não letais e terá o objetivo de garantir a integridade física e pacificação de conflitos, cessando atos de violência e coibindo a prática do bullying no interior das escolas. A Guarda Escolar deverá auxiliar no trabalho educativo dentro e fora da sala de aula.