A visita de deputados ao estádio Mineirão foi promovida pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG
Parlamentares conheceram o gramado do estádio e um dos vestiários da arbitragem

Minas Arena aprova volta de jogos preliminares no Mineirão

Em visita ao estádio, deputados avaliam qualidade do gramado e defendem retorno de partidas antes de jogos principais.

13/08/2015 - 22:50 - Atualizado em 14/08/2015 - 11:14

O gerente de Operações da Minas Arena, consórcio responsável pela administração do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), José Severiano Braga da Silva, garantiu ser possível a volta de jogos preliminares às partidas principais no Mineirão. A afirmativa foi feita durante visita de deputados ao estádio, na noite desta quinta-feira (13/8/15). O encontro, promovido pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ocorreu a pedido do presidente e do vice da comissão, deputados Anselmo José Domingos (PTC) e Geraldo Pimenta (PCdoB), respectivamente, e dos deputados Fábio Avelar Oliveira (PTdoB) e João Vítor Xavier (PSDB).

De acordo com o gerente da Minas Arena, existem seis vestiários no Mineirão, dois deles próprios para acomodarem times antes das partidas principais. “Existem dois menores que também poderiam receber arbitragem desses jogos”, afirmou. Com relação à logística, ele disse que haveria um custo adicional, mas que isso não seria empecilho. “Precisaríamos abrir os portões mais cedo e teríamos que analisar outras questões, mas é possível, sim”, salientou.

Sobre o gramado, o responsável pela concessionária ponderou que é preciso montar um calendário de jogos de modo que se consiga intervalo grande entre partidas, para não prejudicar a grama. “Nosso gramado é propício para prática de esportes de alto rendimento, mas é sensível e não suporta sequência de jogos”, afirmou.

Os deputados Anselmo José Domingos e Geraldo Pimenta conheceram o gramado do estádio e um dos vestiários da arbitragem. Ambos defenderam o retorno das partidas antes dos jogos principais. “As preliminares seriam importantes para times de base terem contato com as torcidas e para valorizar o futebol amador”, afirmou o deputado Anselmo José Domingos. “Minas Gerais fez um grande investimento no Mineirão e, portanto, o estádio precisa ser ocupado com mais futebol”, disse o deputado Geraldo Pimenta. Na opinião do parlamentar, jogos preliminares “são mais um espetáculo para a família mineira”.

O deputado Fábio Avelar Oliveira (PTdoB) também aprova o retorno das partidas antes das principais. Ele explicou que, em Minas, isso ocorria até 2007, quando elas foram canceladas. “Hoje, tanto escolas de base quanto equipes amadoras precisam de mais espaço para engrandecer ainda mais o futebol mineiro e brasileiro”, acredita. No final da visita, os parlamentares disseram que também vão ao Estádio Raimundo Sampaio (Arena Independência), para verificar se a estrutura comporta jogos preliminares.

Também estiveram presentes no encontro no Mineirão o secretário de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, Patrick Neil Drumond Albuquerque, e o vereador da Capital Juliano Lopes.

Consulte o resultado da visita.