Geisa Teixeira lamentou a morte de Fernando do Prado
Cristiano Silveira disse que a briga entre partidos não beneficia o País
Léo Portela pediu ao Governo de Minas que libere repasses a comunidades terapêuticas
Antônio Jorge destacou ajuda que projeto de lei federal pode trazer a municípios mineiros

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 4/8/15

Projeto de lei federal que libera recursos dos depósitos judiciais foi um dos temas debatidos pelos deputados.

04/08/2015 - 19:08

Falecimento
A deputada Geisa Teixeira (PT) deu destaque em seu pronunciamento ao falecimento de Fernando Eugênio Pires do Prado, médico que era chefe do Departamento de Hemodiálise do Hospital Bom Pastor, em Varginha, no Sul de Minas. Ela lamentou a morte do nefrologista em Belo Horizonte, pouco mais de 15 dias após ter se internado na Capital. O médico caiu de um cavalo e teve traumatismo craniano, quadro que se agravou, resultando numa embolia pulmonar. “Dr. Fernando nos deixou inesperadamente. Deixo minhas condolências à família. Ele era uma pessoa importante, que fez muito pela comunidade”, afirmou. Em aparte, o deputado Dilzon Melo (PTB) se solidarizou com a deputada. “Varginha perdeu muito com o falecimento dele. Uma pessoa insubstituível”, disse. O médico também era músico e participou do Festival Viola de Todos os Cantos no ano passado. Tinha 54 anos e deixou esposa e três filhos.

 

Radicalização da política
O deputado Cristiano Silveira (PT) fez um balanço do 1º semestre de 2015, que considerou bastante produtivo no Estado. Ele destacou a criação das Secretarias de Desenvolvimento Agrário e de Direitos Humanos e Participação Popular, além da aprovação do cronograma do pagamento do piso nacional dos professores. O parlamentar falou também dos Fóruns Regionais de Governo que dão, segundo ele, continuidade à política de “ouvir para governar” do governador Pimentel. O parlamentar também falou do que chamou de “radicalização da política”, considerada por ele prejudicial para o País. “Por que esse ódio contra o PT? O PSDB também tem os seus problemas. Essas questões não interessam ao povo brasileiro”, afirmou. O deputado mencionou diversas conquistas obtidas em nível nacional nos últimos anos, como o Brasil ter saído do Mapa da Fome da ONU. “Estamos passando por uma crise, mas que também impacta o resto do mundo”, pontuou.



Aliança pela vida
O deputado Léo Portela (PR) defendeu que o Governo de Minas volte a fazer os repasses referentes ao programa Aliança pela Vida às comunidades terapêuticas, que estão suspensos desde fevereiro deste ano. Segundo o parlamentar, 75 comunidades acolhem 1.100 pacientes. “Se os repasses não forem feitos, essas pessoas serão jogadas nas ruas, à mercê do tráfico”, lamentou. O deputado disse ainda que o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, é a favor das comunidades, mas há pessoas na secretaria que estariam “boicotando o programa”. Em aparte, o deputado Carlos Pimenta (PDT) apoiou a solicitação de Léo Portela. Também em aparte, o deputado Felipe Atiê (PP) lamentou o falecimento do psiquiatra e educador paulista Içami Tiba. Em terceiro aparte, o deputado Duarte Bechir (PSD) cumprimentou a jogadora Francielle Gomes da Rocha, da cidade de Campo Belo (Centro-Oeste de Minas), pela medalha de ouro obtida com o time de handebol feminino nos Jogos Panamericanos no Canadá.

 

Depósitos judiciais
O deputado Antônio Jorge (PPS) elogiou a sanção da presidente Dilma Rousseff que será anunciada ao projeto de lei complementar que libera recursos dos depósitos judiciais aos Estados, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP). Na opinião dele, o projeto sancionado pelo governador de Minas que contemplava matéria semelhante era inconstitucional, mas, da forma como a matéria será sancionada pela presidente, trará benefícios aos municípios mineiros. “A norma federal automaticamente estende socorro aos municípios, partilhando os recursos de forma justa”, destacou. Em aparte, o deputado Felipe Atiê falou sobre a hierarquia que o projeto prevê para que os Estados utilizem os recursos. Também em aparte, o deputado Durval Ângelo (PT) frisou que os recursos dos depósitos já são usados por vários estados da federação. Em terceiro aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) pontuou que a lei federal deve prevalecer em Minas Gerais, pelo princípio da hierarquia.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.