O secretário de Saúde vai apresentar relatório do SUS dos primeiros meses de 2015 - Arquivo/ALMG

Secretário apresenta relatório do SUS no Estado

Comissão de Saúde recebe secretário de Estado, Fausto Pereira dos Santos, na segunda-feira (3).

28/07/2015 - 11:59

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) receberá o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para que faça apresentação do relatório estadual de informações do Sistema Único de Saúde (SUS) relativo aos primeiros meses de 2015. A apresentação do relatório na Assembleia é uma determinação da Lei Complementar Federal 141, de 2012. A reunião, a pedido do presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), será na segunda-feira (3/8/15), às 9 horas, no Auditório.

Para o parlamentar, a presença do secretário de Estado de Saúde na primeira reunião extraordinária da comissão, em agosto, é de grande importância, pois possibilitará abordar e debater os dados e os números do SUS no Estado. “Queremos ouvir e entender esses dados, saber onde os recursos estão sendo aplicados, bem como cobrar do governo melhorias e mais investimentos para a saúde pública da população mineira. Não podemos aceitar fechamento de hospitais, restrição no atendimento por falta de médicos, péssimas condições de trabalho e de atendimento, entre outras coisas que estou vendo pelas cidades que tenho visitado”, informou Arlen Santiago.

De acordo com a Lei Complementar Federal 141, o relatório deve conter: montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; e oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, combinando esses dados com os indicadores de saúde da população.