Objetivo é buscar subsídios para a elaboração de relatório sobre o calendário do futebol brasileiro - Arquivo/ALMG

Calendário do futebol brasileiro será debatido na Assembleia

ALMG vai sediar o primeiro seminário regional sobre o tema, proposto pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

27/07/2015 - 17:12 - Atualizado em 30/07/2015 - 15:05

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados vai realizar, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima segunda-feira (3/8/15), a partir das 13 horas, o seminário O Calendário do Futebol Brasileiro – Etapa Sudeste (MG, RJ, SP). A reunião é a primeira de uma série de debates a serem realizados nas diversas regiões do País, com o objetivo de buscar subsídios para a elaboração do relatório sobre o Calendário do Futebol Brasileiro, no âmbito da Subcomissão Permanente do Futebol. Antes do evento, as autoridades participantes serão recebidas pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), no Salão Nobre da Casa.

A iniciativa para a realização do seminário partiu do deputado federal Marcelo Aro (PHS-MG). Ele solicitou ao presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG, deputado Anselmo José Domingos (PTC), solicitando que a ALMG seja a anfitriã do primeiro seminário sobre o tema. O mesmo evento será realizado também nas cidades de Belém (PA), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

Serão convidados a participar da reunião o presidente da Comissão de Esporte da Câmara, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), das federações estaduais, dos clubes de futebol, dos atletas e suas representações, além das emissoras de televisão detentoras dos direitos de transmissão, com o objetivo de debater o tema, coletar informações e gerar conteúdo para uma proposta final.

Justificativa – Segundo o deputado Marcelo Aro, “apesar das melhorias apresentadas nos últimos anos, o calendário do futebol brasileiro ainda apresenta problemas”, pois, no atual modelo, a maioria dos clubes fica em atividade nos primeiros meses do ano, durante o período das competições estaduais, e depois encerra suas atividades. “Apenas os clubes das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro permanecem com atividades durante o ano todo e, dos cerca de 700 clubes que disputam competições oficiais, apenas 100 mantêm-se ativos no decorrer do ano”, justifica o parlamentar.

O autor do requerimento observa ainda que, além disso, os clubes da série A são obrigados a disputar competições simultâneas, o que aumenta o número de partidas no decorrer do ano e provoca desgastes maiores nos atletas. “Nos anos de Copa das Confederações e Copa do Mundo, o problema se agrava ainda mais, já que o Campeonato Brasileiro é paralisado nesse período. Neste ano, particularmente, o Campeonato Brasileiro é disputado concomitantemente com a Copa América e muitos clubes deixam de contar com seus principais atletas”, destaca Aro.