A Comissão de Transporte percorreu estrada de terra que liga a MG-329 à BR-120 e que se pretende transformar em uma alça rodoviária

Fórum regional é esperança para obras em Ponte Nova

Município reivindica a construção de uma alça rodoviária e ampliação da rodovia para Ouro Preto.

17/07/2015 - 18:40

Em visita ao município de Ponte Nova (Zona da Mata), nesta sexta-feira (17/7/15), o deputado Paulo Lamac (PT) apontou os fóruns regionais promovidos pelo Governo do Estado como o principal caminho para que se tornem realidade os três projetos rodoviários priorizados pela população local. Representando a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado percorreu os 13 quilômetros de uma estrada de terra que liga a MG-329 à BR-120 e que se pretende transformar em uma alça rodoviária que facilite a ligação entre Ponte Nova, Viçosa e outros municípios vizinhos.

Além dessa alça rodoviária, a Prefeitura de Ponte Nova reivindica outras duas obras: o asfaltamento da estrada que leva ao município de Barra Longa, com uma extensão de 26 quilômetros, e a construção de uma terceira pista em trechos da rodovia que liga Ponte Nova a Outro Preto, totalizando cerca de 33 quilômetros. Ainda não há projetos ou recursos vinculados a nenhuma das três obras.

O prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, disse que a ampliação da rodovia que leva a Ouro Preto reduziria o tempo de viagem entre as duas cidades de 1 hora e 20 minutos para 50 minutos, o que poderia transformar o aeroporto local no principal acesso a um dos mais importantes centros turísticos de Minas Gerais. O aeroporto hoje não tem voos regulares, mas é muito bem avaliado por suas condições de visibilidade e pela localização, também próxima a Viçosa, importante centro universitário e agroindustrial. “Essas são obras aguardadas há mais de 20 anos”, cobrou o prefeito.

O deputado Paulo Lamac lembrou que Ponte Nova conta com importantes empreendimentos agroindustriais, potencial que seria multiplicado pelas obras reivindicadas. “Nós estamos próximos a um dos maiores laticínios do País e a um grande frigorífico que processa carne suína. São intervenções estruturantes para a região que trariam um benefício bem maior do que o investimento a ser feito. É uma dívida do Estado com a população de Ponte Nova”, afirmou.

O parlamentar avalia que as obras devem ser discutidas tanto no Fórum Regional de Caparaó, região administrativa a que pertence Ponte Nova, quanto no grupo de trabalho recentemente criado pelo Governo do Estado para discutir o desenvolvimento da Zona da Mata. No entanto, ele vê mais possibilidades de sucesso no fórum, uma vez que o grupo de trabalho deve focar, especialmente, questões tributárias.

O subsecretário de Projetos da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), Marcos Túlio de Melo, que também acompanhou a visita, concordou que o fórum regional é o caminho mais adequado para viabilizar as obras. Segundo ele, em um primeiro momento, o governador pretende priorizar obras que foram paralisadas. Depois disso, os projetos mais importantes serão aqueles selecionados pelos representantes populares nos fórum regionais.