Comissão de Assuntos Municipais realizou audiência sobre a situação da duplicação e de desapropriações da MG-05, situada no bairro Goiânia, em Belo Horizonte
Segundo Humberto Júnior, as desapropriações acontecerão apenas na Rua dos Limões

Projeto de duplicação da MG-05 será finalizado em dezembro

A afirmação foi feita por representante da Sudecap durante audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais.

17/07/2015 - 20:25 - Atualizado em 21/07/2015 - 10:54

O projeto para a duplicação da MG-050 já está em andamento e será finalizado em dezembro deste ano, segundo informações do superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) de Belo Horizonte, Humberto Pereira de Abreu Júnior. A afirmação foi feita durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (17/7/15) pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião sobre a situação da duplicação e das desapropriações da MG-05 foi realizada na Escola Municipal Maria Assunção de Marco, situada no bairro Goiânia, na Capital.

O superintendente da Sudecap disse que, em janeiro, será iniciado projeto licitatório para realização da obra da Borba Gato, que custará mais de R$ 18 milhões, sendo R$ 4,5 milhões destinados às desapropriações. Segundo Humberto, em abril de 2016 devem ser inicadas as obras, com uma previsão de conclusão em 18 meses. Ele também explicou que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está preocupada em resolver o problema de inundação da Rua dos Limões, onde moram 40 famílias que sofrem com os períodos chuvosos.

O presidente da Associação do bairro Goiânia, Airton Januário, disse que a explicação oferecida pela PBH não é suficiente para os moradores. “Vocês não são os primeiros que vêm aqui falar sobre isso. Recebemos só promessas. Ao longo de todos esses anos, não tivemos mudança nenhuma. A Sudecap mascara, tenta tapear o povo com obras simples. Vamos deixar de brincadeira. Queremos honestidade”, desabafou Airton.

O morador Helton Gontijo relatou o alto fluxo de carretas na região, que estão, segundo ele, ilegais, já que a empresa possui alvará de funcionamento em Betim. “Eles passam com cargas tóxicas na região do trevo, parando em locais não permitidos. Vinte e quatro horas por dia as vidas de nossos idosos e crianças estão em risco”, disse Helton. O morador criticou ainda o valor da obra, que classificou como “muito simplório”. “Isso é esmola. Eu mexo com obras e considero isso insuficiente. A não ser que o projeto seja muito conservador, isso não dá”, concluiu Helton Gontijo.

Autor do requerimento que deu origem à reunião e vice-presidente da comissão, o deputado Wander Borges (PSB) frisou que, apesar de todas as dificuldades, é preciso que a comunidade continue lutando. “Muitas vezes a grandeza da ansiedade não combina com a concretização das obras. Sou responsável por outras realizações na região. Me sinto confortável em dizer que já fiz e continuarei fazendo tudo o que eu puder. Não podemos desistir, temos que ter esperanças”, disse o deputado.

O parlamentar explicou que, em 2011, virou lei projeto de sua autoria que solicitava a desafetação de trecho de mais de dois quilômetros entre a Avenida José Cândido da Silveira e o entroncamento da BR-381, no Anel Rodoviário, destinando a área para a instalação de via urbana. No entanto, o convênio para a alocação dos recursos para o projeto não se concretizou na ocasião. “Temos que nos preocupar porque o bem público volta à origem se, em cinco anos, não se transformar em via urbana conforme previsto. É o que diz a lei”.

Humberto Júnior esclareceu que, apesar do problema histórico no trecho, a PBH assumiu a elaboração do projeto apenas em 2013 e que o custo da obra será pequeno, com 21 metros de largura total da pista e cronograma inicial de 18 meses. Ele também pontuou que as desapropriações acontecerão apenas na Rua dos Limões, nas residências que ficam abaixo do nível da rua. “Comprometo-me a, em dezembro, quando o projeto estiver pronto, trazê-lo aqui para apresentar à comunidade”.

Vereador de Belo Horizonte, Vilmo Gomes se colocou à disposição para trabalhar pela região, tendo em vista que a área não tem vereadores na Câmara Municipal. “Fizemos intervenções e melhorias que salvaram vidas. Temos nos empenhado e estamos obtendo resultado, com a participação de vocês. A comunidade junta é que tem força, que se soma à nossa luta, unidos somos mais fortes”, afirmou o vereador.

Demandas - Os moradores criticaram a falta de saneamento básico e de limpeza de rua, além da falta de sinalização na rodovia e o não funcionamento de um radar na MG-05. O engenheiro da Diretoria de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Cláudio Lima do Nascimento, pontuou que está previsto para agosto um novo reforço da sinalização e pintura dos quebra-molas, além de haver a expectativa de que o radar volte a funcionar ainda neste ano. “Enquanto o trecho for de nossa responsabilidade, estaremos à disposição para atender a comunidade”, completou.