O deputado Arlen Santiago foi recebido pelo diretor de Jornalismo, Luiz Fernando Rocha

Comissão de Saúde critica defasagem de tabela do SUS

Deputado entregou ao diretor do jornal Hoje em Dia dossiê contendo informações sobre a saúde pública no Estado.

15/07/2015 - 18:47 - Atualizado em 15/07/2015 - 19:41

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Arlen Santiago (PTB), visitou, nesta quarta-feira (15/7/15), a redação do jornal Hoje em Dia, em Belo Horizonte. O parlamentar foi recebido pelo diretor de Jornalismo, Luiz Fernando Rocha. Na ocasião, o parlamentar entregou um dossiê contendo informações sobre a saúde pública no Estado, recolhidas de diversas fontes, com especial ênfase em denúncias feitas pelo Conselho Federal de Medicina.

O deputado criticou duramente a defasagem apresentada pela Tabela de Procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) que, na opinião dele, é responsável pela maior parte dos problemas da saúde no País. “Ela nunca é reajustada na íntegra, apenas nos procedimentos, individualmente. E o último reajuste ocorreu em 2009”, ressaltou.

Segundo o deputado Arlen Santiago, o Governo Federal teria deixado de investir na área, entre 2013 e 2015, R$ 50 bilhões. “O modelo atual do SUS deveria centrar esforços na prevenção, e não nos atendimentos. Mas, em vez disso, tivemos um corte de quase 1,5 mil leitos do SUS nos últimos quatro anos em Minas Gerais”, afirmou o parlamentar.