Durante a reunião, também foi aprovado requerimento de audiência sobre o atendimento a gestantes e os partos realizados na RMBH

Comissão quer visitar Hospital Infantil João Paulo II

Deputado relata denúncias de precariedade no atendimento prestado pela instituição.

15/07/2015 - 16:38

O Hospital Infantil João Paulo II, antigo Centro Geral de Pediatria (CGP), volta a ser tema de iniciativa da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Depois de marcar audiência pública para debater a situação do estabelecimento, a comissão aprovou, nesta quarta-feira (15/7/15), requerimento de visita ao local. A solicitação partiu do presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB).

Segundo o parlamentar, representantes da Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg) denunciam que o hospital corre o risco de ser fechado. Isso mesmo depois do ato que servidores e mães de pacientes promoveram, no início de julho, em protesto pela crise enfrentada pelo hospital. Em resposta, o Governo do Estado anunciou que vai contratar 32 pediatras para impedir o fechamento do hospital infantil.

Apesar do anúncio, o atendimento aos pacientes tem sido realizado de modo precário, segundo o deputado Arlen Santiago. Ele relatou que uma senhora aguardava para ser atendida quando um escorpião caiu na cabeça dela. Além disso, segundo denúncias da Asthemg relatadas pelo deputado, é o próprio porteiro da unidade quem está fazendo a triagem dos pacientes a serem atendidos.

“O antigo CGP é uma marca na história da pediatria de Belo Horizonte e de Minas Gerais”, completou o vice-presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB).

Partos - Durante a reunião desta quarta (15), também foi aprovado requerimento da deputada Marília Campos (PT) de audiência pública para discutir o atendimento a gestantes e os partos realizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Consulte o resultado da reunião.