Comissão de Minas e Energia visita feira de energia solar

Objetivo dos deputados com a visita ao evento, que acontece em São Paulo, é estimular a energia solar no Estado.

10/07/2015 - 16:14

Como parte do trabalho para estimular a energia solar em Minas Gerais, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará uma visita à Feira de Energia Solar EnerSolar+Brasil, em São Paulo, na próxima quarta-feira (15/7/15), a partir das 9 horas. O evento acontece na São Paulo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda, São Paulo). A comissão deve participar também do V Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia.

Os autores do requerimento para a realização da visita são os deputados Gil Pereira (PP) e Tony Carlos (PMDB). De acordo com o presidente da comissão, deputado Gil Pereira, já são cinco anos trabalhando com energias renováveis, tendo como consequência a recente aprovação da Lei 21.713, que objetiva estimular a produção de energia solar no Estado. A norma teve origem no Projeto de Lei 1.350/15, de autoria do parlamentar. “Tendo em vista a crise hídrica que vivemos, a melhor alternativa é a energia solar, que fornece energia elétrica limpa e de qualidade”, explicou Gil Pereira.

A nova legislação altera a Lei 21.527, de 2014, de modo a ampliar o prazo para a concessão de crédito de ICMS relativo à aquisição de energia solar produzida no Estado. Antes, esse crédito seria concedido anualmente, por um período de dez anos a iniciar-se em 2018, limitado a R$ 50 milhões anuais. De acordo com a nova lei, esse prazo passa a ser de 20 anos, limitando o seu valor a R$ 25 milhões anuais.

O deputado destacou também a participação da comissão em outros eventos da área, como a Intersolar Europe, a maior feita de Energia Solar do mundo, que aconteceu em junho na Alemanha. “Estamos participando de todos os eventos importantes que tenham relação com o tema. Trabalhamos para trazer para Minas Gerais empresas que sejam referência”, completou Gil Pereira.