Reunião Especial homenageou a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial
Oito ex-combatentes participaram da solenidade

ALMG homenageia FEB pela participação na Segunda Guerra

Com a presença de ex-combatentes, Reunião Especial celebra os 70 anos do fim do conflito mundial.

06/07/2015 - 18:00

Há 70 anos, o mundo celebrava o fim da Segunda Guerra Mundial, a vitória dos países aliados e a rendição dos alemães. Somando-se às comemorações em todo o mundo, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial de Plenário realizada na tarde desta segunda-feira (6/7/15), também comemorou a data, rendendo homenagem à participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.

Convocada a requerimento do deputado João Leite (PSDB), a solenidade contou com a presença de oito ex-combatentes e seus familiares, além de parlamentares e autoridades militares. Ao discursar, o 3º vice-presidente da ALMG, deputado Braulio Braz (PTB), falando em nome do presidente da Casa, deputado Adalclever Lopes (PMDB), destacou que “a ação dos pracinhas brasileiros, verdadeiros heróis, foi decisiva para a vitória”.

“As gerações mais jovens não conseguem imaginar como o Brasil foi afetado por aquela guerra”, disse, lembrando que, depois que os alemães passaram a bombardear navios mercantes brasileiros, o País, neutro no início, tomou posição contra a Alemanha.

“A população indignada foi para as ruas exigir uma declaração de guerra ao Eixo. Foi, portanto, um maciço clamor popular que levou à entrada do Exército Brasileiro na guerra”, frisou o parlamentar, lembrando que mais de 25 mil brasileiros, incluindo um grupo de enfermeiras, desembarcaram em terras italianas. Desse total, 1.500 retornariam feridos e 443 morreriam em combate.

O deputado frisou ainda que os soldados brasileiros, “em posição taticamente pior, desenvolveram técnicas de patrulha e de emboscada, vencendo perigosas batalhas, enfrentando um inverno de até 20 graus negativos”. Ele lembrou ainda a histórica tomada de Monte Castelo exclusivamente com tropa e comando brasileiros e a tomada de Montese, que também contou com a participação dos pracinhas da FEB.

“Enaltecemos, portanto, os relevantes serviços prestados à liberdade e à democracia pelos remanescentes da valorosa FEB”, concluiu o parlamentar, expressando “aos sobreviventes e a todos os seus companheiros de armas que se foram, tanto na guerra quanto depois, a mais profunda gratidão por terem mostrado ao mundo a força e a honra das Forças Armadas Brasileiras”.

Histórico - O autor do requerimento para realização da homenagem, deputado João Leite, fez um histórico da participação dos soldados brasileiros na guerra, ao lado dos aliados, que lutaram durante 239 dias, em defesa dos valores democráticos. Ele reverenciou “os heróis e heroínas e suas famílias”, que venceram o nazismo e o fascismo, alcançando “uma vitória histórica para a civilização”.

Os ex-combatentes e a FEB também foram saudados nos discursos do presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-BH, Marcos Renault, e do comandante da 4ª Região Militar, general Mário Lúcio Alves de Araújo. Segundo Renault, a ida dos brasileiros para o front foi uma resposta aos ataques alemães a navios brasileiros. “Mas fomos como povo soberano e voltamos como povo soberano”, frisou.

“Minas Gerais foi um Estado que patrocinou a FEB com importante contingente de soldados”, acrescentou o general Mário Lúcio Alves de Araújo. “Temos um profundo respeito por essa geração que deixou esse legado para a nossa geração”, disse, dirigindo-se aos ex-pracinhas. Ele fez questão, também, de citar nominalmente cada um dos ex-combatentes presentes, que receberam, das mãos do deputado Braulio Braz, uma placa alusiva à homenagem.

A cerimônia teve ainda a participação da Banda de Música da 4ª Região Militar, que executou o Hino Nacional Brasileiro e a Canção do Expedicionário, entre outras.