Foram aprovados requerimentos para a realização de cinco audiências públicas, um debate e uma visita técnica

Exploração das águas minerais no Sul será tema de audiência

Comissão de Turismo aprovou também realização de debate público sobre a implantação de gasoduto em Uberaba.

07/07/2015 - 17:54

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta terça-feira (7/7/15), requerimentos para realização de cinco audiências públicas, um debate e uma visita técnica. De autoria do presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), uma das reuniões a ser realizada no município de Baependi (Sul de Minas), visa a debater os parques e a exploração das águas minerais da região do Circuito das Águas, que inclui Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cambuquira e Lambari.

Segundo o parlamentar, a reunião se propõe também a discutir a produção associada que beneficia os pequenos agricultores do município e os hotéis de Caxambu e de cidades vizinhas, além de ações que fomentam o desenvolvimento do turismo em âmbito regional.

Também de autoria do deputado, uma audiência vai debater a atual crise econômica instalada na indústria e na prestação de serviços com repercussão no comércio de todo o Estado. Outra reunião, solicitada por Antônio Carlos Arantes, vai discutir a situação da pesquisa em Minas Gerais juntamente com a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial e a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

O mesmo parlamentar também solicitou debate público da Comissão de Turismo em conjunto com as Comissões de Minas e Energia e de Política Agropecuária e Agroindustrial para discutir os impactos, desafios e perspectivas para implantação do gasoduto em Uberaba (Triângulo Mineiro), que viabilizará a implantação de uma fábrica de amônia no município. O tema também será abordado em audiência pública conjunta entre as mesmas comissões, conforme requerimento apresentado pelos deputados Fabiano Tolentino (PPS), Emidinho Madeira (PTdoB) e Nozinho (PDT), aprovado na reunião desta terça-feira (7).

O deputado Agostinho Patrus Filho (PV) pediu a realização de uma audiência pública para debater mecanismos de incentivo à gastronomia mineira. Segundo o parlamentar, o momento é oportuno para propor artifícios legais a fim de incentivar a gastronomia de Minas e criar salvaguardas para seus produtos e modos de fazer.

Já os deputados Roberto Andrade (PTN) e Antônio Carlos Arantes (PSDB) solicitaram, por meio de requerimento também aprovado, uma visita da Comissão de Turismo ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz, com o objetivo de priorizar a emissão de licença ambiental com referência às obras no Aeroporto de Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Consulte o resultado da reunião.