Comissão reivindica reabertura de hospital em Santa Luzia

Audiência que vai discutir fechamento do Hospital São João de Deus será na próxima terça (7), às 14 horas.

03/07/2015 - 12:25

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estará em Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte), na próxima terça-feira (7/7/15), para debater os impactos do fechamento do Hospital São João de Deus, localizado na cidade. A audiência atende a requerimento do deputado Iran Barbosa (PMDB) e da deputada Cristina Corrêa (PT) e será realizada às 14 horas, na Escola Estadual São João da Escócia, na Avenida Senhor do Bonfim, 357, bairro São Benedito Santa Luzia.

O hospital, que realizava atendimentos da rede SUS a várias cidades da RMBH, finalizou seus atendimentos no dia 25 de março de 2015, mas já tinha sido paralisado por outras vezes em anos anteriores. De acordo com informações do gabinete de Iran Barbosa, com o fechamento do hospital, o Pronto Atendimento São Benedito passou a ser a única unidade de saúde em funcionamento e devido à sobrecarga de trabalho, o posto não estaria conseguindo atender à demanda da população. Ainda de acordo com o gabinete, a reunião pretende discutir o problema e apresentar soluções para a reabertura do hospital.

Convidados - Foram convidados para a reunião o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Carlos Alberto Parrillo Calixto e Sergio Ricardo Diniz Costa; o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Gilmar de Assis; o vereador David Martins Rodrigues e as vereadoras Luiza Maria Ferreira Pinto Pereira e Suzane Duarte Almada, da Câmara Municipal de Santa Luzia. Também estão sendo aguardados, o secretário Municipal de Saúde de Santa Luzia, João Pedro Laurito Machado; o prior e o vice-prior do Hospital São João de Deus, Fábio Augusto Ferreira e Camilo Teixeira da Costa Filho; e a secretária do Hospital São João de Deus, Elisângela Silva.