ALMG homenageia pracinhas e lembra fim da 2ª Guerra Mundial

Reunião Especial na segunda (6) celebra feito heroico da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na defesa da democracia.

03/07/2015 - 16:37

Homenagear a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e comemorar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, conflito que traçou os contornos do mundo em que vivemos hoje. Esse é o objetivo da Reunião Especial que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta segunda-feira (6/7/15), a partir das 15 horas, no Plenário. A solenidade atende a requerimento do deputado João Leite (PSDB).

Na programação está prevista uma apresentação da Banda de Música da 4ª Região Militar, que executará o Hino Nacional, sob a regência do 1º tenente Nivaldo Perez. Também serão executadas a Canção do Expedicionário, de Guilherme de Almeida e Spartaco Rossi; e a Canção Fibra de Herói, de Teófilo de Barros Filho. Com a presença de ex-pracinhas, a solenidade terá ainda a exibição de um vídeo institucional e pronunciamentos do comandante da 4ª Região Militar, General Mauro Lúcio Alves de Araújo; e do presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB em Belo Horizonte, Marcos Renault, que receberão placas comemorativas.

História - A Segunda Guerra Mundial, como o próprio nome indica, foi um conflito militar global que começou oficialmente no dia 1º de setembro de 1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista, e terminou formalmente no dia 2 de setembro de 1945, com a cerimônia de rendição japonesa, após a destruição das cidades de Hiroshima (6 de agosto) e Nagasaki (9 de agosto) por duas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos.

De um lado estavam as potências aliadas, lideradas por Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética. Do outro as potências do Eixo, lideradas pela Alemanha, Itália e Japão. Este é considerado o maior conflito armado da história da humanidade, mobilizando mais de 100 milhões de militares. O principal cenário das batalhas foi a Europa, mas a guerra se estendeu ainda à África, Europa, Ásia e Oceania, além de batalhas navais por todo o planeta.

Outra marca do conflito foi o sofrimento que afligiu a população civil, sobretudo no extermínio em massa que ficou conhecido como Holocausto, que vitimou mais de seis milhões de judeus. No total, calcula-se que a Segunda Guerra Mundial possa ter deixado até 70 milhões de mortos, entre militares e civis.

FEB - Muitos dos países que não se envolveram inicialmente no conflito acabaram aderindo a um ou outro lado, em resposta a eventos como, por exemplo, o afundamento de navios brasileiros no Atlântico por submarinos alemães, o que levou o Brasil a declarar guerra ao Eixo em agosto de 1942. Mas somente dois anos depois, um ano após sua formação, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais, começou a embarcar para a Itália, para lutar contra as tropas do Eixo que então controlavam o país após a rendição italiana. Foram enviados de navio cerca de 25 mil homens de um total previsto de 100 mil, e também foram criadas outras unidades, como o 1º Grupo de Aviação de Caça, todas sob a coordenação do Exército norte-americano.

As principais ações dos pracinhas brasileiros aconteceram entre o final de 1944 até a rendição alemã na Itália, em abril de 1945. Outro inimigo dos soldados brasileiros foi o rigoroso inverno da época. Entre as principais batalhas travadas pela FEB destacam-se as de Montese e Monte Castello. Como saldo foram 454 mortos da FEB, além de cinco pilotos, com 2.722 feridos. Os soldados brasileiros foram responsáveis ainda pela captura de 20.573 soldados inimigos.

Além do retorno dos pracinhas da FEB ao Brasil como heróis, a Segunda Guerra Mundial foi decisiva para a queda de Getúlio Vargas e do Estado Novo, regime ditatorial instaurado no Brasil em 1937. O conflito alterou significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial, com a formação da Organização das Nações Unidas (ONU) e a divisão ideológica do mundo entre União Soviética e Estados Unidos, que emergiram como superpotências rivais na chamada guerra fria.