Barragens estariam atingindo área de proteção indispensável à perenidade do Rio Urucuia - Arquivo/ALMG

Deputados vão a Buritis debater barragens ilegais no Urucuia

A denúncia é de que as obras no município do Noroeste de MG estão degradando as águas, a flora e fauna do curso d'água.

03/07/2015 - 13:43

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ao município de Buritis (Noroeste de Minas), na sexta-feira (10/3/15), para debater a construção ilegal de barragens clandestinas no Rio Urucuia. A reunião está marcada para as 10 horas, no Ginásio Poliesportivo Municipal José Antônio de Souza (Avenida Bandeirantes, 723, Centro - Praça da Casemg).

De acordo com o autor do requerimento, deputado Rogério Correia (PT), as barragens foram construídas sem autorização dos órgãos ambientais do Estado e sem seguir os critérios técnicos exigidos para esse tipo de construção. Conforme justificativa apresentada no requerimento, as obras atingem área de proteção ambiental indispensável à perenidade dos córregos, riachos e ribeirões da bacia daquele rio, que abastece populações da microrregião do Vale do Urucuia.

"É preciso garantir que a ALMG receba as reivindicações das organizações, pastorais, redes, ativistas e movimentos sociais que lutam não somente por direitos sociais, mas em defesa também de nossos rios, nossas águas e pela vida. A ampla discussão que tem sido feita sobre o nosso modelo energético e de abastecimento também reforça a necessidade desta audiência" , explica Rogério Correia.

Convidados - Dentre as autoridades esperadas para participar da audiência pública, estão o prefeito da cidade, João José Alves de Souza; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz; e a promotora de Justiça da comarca de Buritis, Carolina Cerigatto.

Também foram convidados o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Marco Aurélio Bezerra da Rocha; a coordenadora do Comitê de Defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia, Débora da Silva Firmino; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf Regional), Maria Abadia Alves de Jesus; e o coordenador-geral do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social (Ibradec), Rubens Martins.