Armazenamento de combustíveis está na mira de comissão

Deputados visitam, nesta quarta-feira (8), instalações de refinaria em Betim, para verificar condições de segurança.

03/07/2015 - 12:21

Verificar as condições de armazenamento dos combustíveis produzidos na Refinaria Gabriel Passos, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esse é o objetivo da visita que a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (8/7/15), a partir das 14 horas, no complexo petroquímico (Avenida Refinaria Gabriel Passos, nº 690, Distrito Industrial Paulo Camilo Sul). A visita atende a requerimento do deputado Ivair Nogueira (PMDB).

O parlamentar destaca a importância da atividade na prevenção de acidentes. “Acendemos o sinal de alerta após o ocorrido em Santos (explosão de um depósito de combustíveis próximo ao porto), em abril deste ano. Durante visita à Regap, na próxima semana, além de verificar as condições de armazenamento dos combustíveis produzidos no complexo petroquímico, queremos antecipar o risco de danos ambientais que possam ocorrer, bem como o controle e a segurança da empresa em suas atividades”, explicou Ivair Nogueira.

Convidados - Foram convidados para a visita o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado licenciado Sávio Souza Cruz; o secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Ronilson Edelvan de Sales Caldeira; o secretário municipal de Meio Ambiente de Betim, Luciano Flório da Silveira; o superintendente da Defesa Civil de Betim, José Coelho Ribeiro; e o coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Betim, tenente-coronel Alexandre Lucas Alves.

Também foram convidados o diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, o coronel Edgard Estevo da Silva; o comandante do Pelotão de Operação com Produtos Perigosos (Bemad), 1º tenente Cristiano Antônio Soares; o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres, major Sérgio José Ferreira; e ainda o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Regap, Marcos José Jeber Jardim, que deve recepcionar a comitiva na refinaria.