Trabalho na indústria de ferroligas e silício motiva reunião

Comissão vai se reunir na quinta-feira (9) para debater possíveis soluções para manter empregos no setor.

03/07/2015 - 15:39 - Atualizado em 03/07/2015 - 16:27

Com o objetivo de debater soluções viáveis para a manutenção dos postos de trabalho de empregados em empresas dos produtores de ferroligas e de silício metálico no Estado, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará audiência pública na próxima quinta-feira (9/7/15). A reunião, que atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), será realizada às 9 horas, no Plenarinho III.

O deputado afirma que há algum tempo vem ocorrendo o fechamento de empresas e, consequentemente, de postos de trabalho no Estado. "Em Ouro Preto, o fechamento da Novellis levou junto mais de 400 postos de trabalhos diretos, por exemplo. Com o agravamento da crise econômica o quadro tem piorado. Recentemente, no Norte de Minas já se foram mais de 3 mil postos empregos. Agora a Vale Manganês prepara o fechamento de suas unidades e a demissão de aproximadamente 150 empregos diretos, também na Região de Ouro Preto. O intuito da reunião é buscar alternativas e propostas que garantam o funcionamento da empresa e a garantia do emprego", destacou Celinho do Sinttrocel.

Convidados - Foram convidados para a reunião o ministro de Minas e Energia, Carlos Eduardo de Sousa Braga; o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Mauro Borges Lemos; o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Marco Aurélio Santos; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Julião, em Ouro Preto/Mariana, Roberto Wagner Carvalho; e o coordenador político da Federação Sindical e Democrática dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica de MG, Jordano Carvalho dos Santos.