Foram pesquisados os preços de 160 produtos em 16 estabelecimentos da Capital - Arquivo/ALMG

Itens de higiene pressionam inflação em BH

Produtos subiram, em média, 2,19% nos supermercados da Capital, constata Procon Assembleia.

03/07/2015 - 14:43

Entre os produtos vendidos em supermercados de Belo Horizonte, os itens de higiene foram os que mais pressionaram o bolso do consumidor em junho/15. Uma pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada entre 29/6 e 1º/7/15, mostra que esses produtos ficaram em média 2,19% mais caros na comparação com o levantamento realizado no início do mês passado. Os preços médios dos itens de alimentação subiram 1,67% e os artigos de limpeza, 0,74%. No total foram pesquisados os preços de 160 produtos em 16 estabelecimentos.

Consulte a pesquisa completa de preços de supermercados.

Dependendo da marca, alguns artigos de higiene chegaram a aumentar 9,39%, como ocorreu com o shampoo. Mas o consumidor deve ficar atento porque outras marcas de shampoo tiveram redução de 1,37% no preço. Situação semelhante ocorre com o papel higiênico, pois uma das marcas pesquisadas subiu 6,25%, enquanto outra ficou 6,4% mais barata.

Dos 106 produtos alimentícios pesquisados, 67 sofreram aumento, 37 ficaram mais em conta e dois não apresentaram variação. O feijão carioquinha tipo 1 ficou mais barato em três das quatro marcas pesquisadas. Para o café, quatro registraram queda nos preços e duas subiram. Por outro lado, seis das sete marcas pesquisadas de leite longa vida integral ficaram mais caras. O açúcar cristal também subiu nas duas marcas que têm seus preços acompanhados pelo Procon Assembleia.

A análise do comportamento dos preços dos produtos de limpeza mostra que não houve tendência definida. Os preços de itens equivalentes subiram ou caíram dependendo da marca. As altas mais significativas ocorreram em uma marca de água sanitária (14,65%) e em outra de sabão de coco (14,89%).