Agenda - ALMG vai a Confins verificar andamento de obras

Na semana de 6 a 10 de julho, também será realizado o terceiro encontro do Seminário Legislativo Águas de Minas III.

03/07/2015 - 16:59 - Atualizado em 08/07/2015 - 16:16

Na penúltima semana de trabalhos legislativos (6 a 10 de julho), antes do recesso parlamentar do meio do ano, as comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promovem, entre outras atividades, visita ao Aeroporto Internacional de Confins, para acompanhar o andamento das obras de expansão do terminal, e à Lagoa Várzea das Flores, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para verificar as condições da lagoa, responsável pelo abastecimento de água de 10% da população da RMBH. Também serão feitas visitas a canis de Ubá e Viçosa, na Zona da Mata, com o intuito de conhecer suas condições de funcionamento e apurar denúncias de maus-tratos aos animais.

A ALMG também promove, em Governador Valadares, o terceiro encontro do Seminário Águas de Minas III - Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade; debate sobre assaltos no bairro Lagoinha, na Capital; e audiência pública em Buritis (Noroeste de Minas) sobre a construção ilegal de barragens clandestinas no Rio Urucuia. 

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 6 a 10 de julho:

Segunda-feira (6)
  • 8h30 Deputados se solidarizam com prefeito vítima de atentado
    Locais: Delegacia de Polícia em Teófilo Otoni (Rua José de Hass, 20-B, bairro São Diogo) e Prefeitura de Ouro Verde de Minas (Rua XV de Janeiro, 19, Centro)
    Autores do requerimento: deputados Doutor Jean Freire, Cristiano Silveira e Paulo Lamac e a deputada Marília Campos, todos do PT
    Objetivo: as Comissões de Participação Popular e de Direitos Humanos fazem visita para prestar solidariedade ao prefeito de Ouro Verde de Minas, Geraldo José Luiz, vítima de um atentado em maio deste ano. Ele foi atingido por três tiros enquanto acompanhava a terraplenagem de uma área na zona rural da cidade.
  • 10 horas Comissão visita Lagoa Várzea das Flores
    Local: Avenida Álvaro Santos, 1.220, bairro Ouro Branco (Marginal da LMG-808)
    Autores do requerimento: deputada Marília Campos (PT) e deputados Ivair Nogueira (PMDB), Cássio Soares (PSD), Rogério Correia (PT) e Geraldo Pimenta (PCdoB)
    Objetivo: a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai até Contagem (RMBH) para verificar as condições da Lagoa Várzea das Flores, localizada entre Betim e Contagem. 
  • 10 horasObra parada de escola na Capital motiva audiência
    Local: Plenarinho IV
    Autor do requerimento: deputado Anselmo José Domingos (PTC)
    Objetivo: debater a reconstrução do prédio da Escola Estadual Alberto Delpino, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e a situação de alunos e professores alocados desde 2013 em um prédio provisório.
  • 14 horasComissão debate situação de feira de veículos antigos
    Local: Auditório
    Autores do requerimento: deputados Duarte Bechir (PSD) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)
    Objetivo: a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização debate as condições para o funcionamento da feira de veículos antigos nas proximidades do Estádio Magalhães Pinto (Mineirão). De acordo com o deputado Dalmo Ribeiro Silva, a feira de veículos antigos tem crescido e, por isso, precisa ser regulamentada.
  • 15 horas Comissão de Turismo visita o Aeroporto de Confins
    Local: Aeroporto Internacional Tancredo de Neves - Rodovia LMG-800, km 7,9, s/nº
    Autores do requerimento: deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), Roberto Andrade (PTN) e Geraldo Pimenta (PCdoB)
    Objetivo: a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo visita as dependências do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o Aeroporto de Confins (RMBH), para acompanhar o andamento das obras de expansão do terminal, sob a responsabilidade da concessionária BH Airport.
Terça-feira (7)
  • 9 horasDeputados debatem assaltos no bairro Lagoinha, em BH
    Local: Plenarinho I
    Autores do requerimento: deputados João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: a criminalidade no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, é tema de audiência pública da Comissão de Segurança Pública nesta terça-feira. A direção do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) reclama dos assaltos a mão armada que acontecem nas imediações de seus prédios.
  • 11 horasComissão do Esporte discutirá volta dos jogos preliminares
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Fábio Avelar Oliveira (PTdoB)
    Objetivo: debater a realização de jogos amadores preliminares aos jogos principais durante o Campeonato Mineiro de futebol. Outros estados brasileiros mantêm a tradição das preliminares, comuns no futebol mineiro há alguns anos, sob a responsabilidade da Federação Mineira de Futebol (FMF).
  • 14 horas Comissão reivindica reabertura de hospital em Santa Luzia
    Local: Escola Estadual São João da Escócia - Avenida Senhor do Bonfim, 357, bairro São Benedito - Santa Luzia
    Autores do requerimento: deputado Iran Barbosa (PMDB) e deputada Cristina Corrêa (PT)
    Objetivo: a Comissão de Saúde vai a Santa Luzia (RMBH) debater os impactos do fechamento do Hospital São João de Deus. O hospital, que atendia a pacientes de várias cidades da RMBH, finalizou seus atendimentos no dia 25 de março deste ano, mas já tinha sido paralisado outras vezes em anos anteriores.
  • 16 horas Inovações jurídicas relativas às drogas são tema de reunião
    Local: Plenarinho II
    Autores do requerimento: deputados Antônio Jorge (PPS), Missionário Marcio Santiago (PTB), Léo Portela (PR), Leandro Genaro (PSB) e deputada Ione Pinheiro (DEM)
    Objetivo: as inovações e aspectos jurídicos e criminais relativos ao consumo do crack são tema de audiência pública que será realizada pela Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas. Um dos objetivos é debater a justiça terapêutica, proposta de penas alternativas para criminosos que são usuários de drogas.
Quarta-feira (8)
  • 14 horasArmazenamento de combustíveis está na mira de comissão - Reunião cancelada
    Local: Avenida Refinaria Gabriel Passos, 690, Distrito Industrial Paulo Camilo Sul - Betim
    Autor do requerimento: deputado Ivair Nogueira (PMDB)
    Objetivo: verificar as condições de armazenamento dos combustíveis produzidos na Refinaria Gabriel Passos, em Betim, na RMBH. Esse é o objetivo da visita que a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo realiza naquele complexo petroquímico.
  • 16 horas Parlamentares visitam Rede Globo
    Local: Rede Globo Minas - Avenida Américo Vespúcio, 2045, bairro Caiçara - Belo Horizonte
    Autores do requerimento: deputados Arlen Santiago (PTB) e Geraldo Pimenta (PCdoB)
    Objetivo: a Comissão de Saúde vai visitar a TV Globo Minas para levar e colher, junto à diretoria da emissora, informações sobre a saúde pública no Estado. Os deputados pretendem firmar parceria com a imprensa para mostrar à população as dificuldades enfrentadas pela saúde pública.
Quinta-feira (9)
  • 9h30 Trabalho na Indústria de Silício gera audiência
    Local: Plenarinho III
    Autor do requerimento: deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB)
    Objetivo: a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social faz audiência pública para debater as soluções viáveis para manutenção dos postos de trabalho dos empregados das empresas produtoras de ferroligas e de silício metálico em Minas Gerais.
  • 15 horasComissão debate situação dos sindicatos do Judiciário de MG - Reunião cancelada
    Local: Teatro
    Autor do requerimento: deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB)
    Objetivo: a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social se reúne para debater a realidade e os desafios enfrentados pelos sindicatos do Poder Judiciário do Estado. Segundo os sindicatos da categoria, direitos sociais conquistados historicamente, como o pagamento de horas extras e de deslocamento em viagens a serviço, estão sendo cortados. Outro problema enfrentado seria o congelamento das carreiras dos servidores.
Sexta-feira (10)
  •  9 horasComissão de Proteção dos Animais vai a canis na Zona da Mata - Reunião cancelada
    Local: Canil de Ubá - Fazenda Boa Vista, rodovia Ubá/Divinésia, Km 09, zona rural
    Autores do requerimento: deputados Noraldino Júnior (PSC), Fred Costa (PEN), Agostinho Patrus Filho (PV), Ricardo Faria (PCdoB) e Roberto Andrade (PTN) e deputada Ione Pinheiro (DEM)
    Objetivo: com o intuito de conhecer as condições de funcionamento do canil de Ubá e apurar denúncias de maus-tratos, a Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais vai visitar o local. Às 14 horas, os deputados, com o mesmo objetivo, visitam a Faculdade de Medicina Veterinária de Viçosa.
  • 10 horas Comissão de Meio Ambiente visita Buritis - Reunião cancelada
    Local: Ginásio Poliesportivo José Antônio de Souza - Avenida Bandeirantes, 723, Centro - Buritis
    Autor do requerimento: deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo: a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável quer debater a construção ilegal de barragens clandestinas no Rio Urucuia, não autorizadas pela legislação e pelos órgãos de estado competentes, nem construídas segundo os ditames técnicos exigidos. Também vai discutir a situação de insustentabilidade hídrica no Noroeste de Minas. 
  • 14 horasComissão de Proteção dos Animais vai a canis na Zona da Mata - Reunião cancelada
    Local: Faculdade de Medicina Veterinária de Viçosa - Avenida PH Rolfs, s/nº, campus universitário
    Autores do requerimento: deputados Noraldino Júnior (PSC), Roberto Andrade (PTN) e Anselmo José Domingos (PTC)
    Objetivo: Após a visita ao canil de Ubá, pela manhã, os deputados da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais vão até a Faculdade de Medicina Veterinária de Viçosa para apurar denúncias de maus-tratos aos animais.
  • 19 horas Comissão vai a Ribeirão das Neves debater transporte coletivo
    Local: Rua Carmélia Loffi, 195 (antiga E. E. Erino Casa Santa)
    Autores do requerimento: deputada Marília Campos (PT) e deputado Deiró Marra (PR)
    Objetivo: a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas se reúne no município da RMBH, para debater sobre o transporte público no local.